Sistemas do Corpo Humano

 

O que são os Sistemas do Corpo Humano?

 

Os sistemas do corpo humano são conjuntos organizados de órgãos e estruturas que atuam em conjunto para desempenhar funções específicas e vitais ao funcionamento do organismo. Cada sistema é responsável por um conjunto de atividades essenciais, como a circulação sanguínea, a respiração, a digestão, a coordenação nervosa, a defesa imunológica, entre outras. Embora cada sistema tenha suas particularidades, todos estão interligados e trabalham de forma integrada para manter o equilíbrio interno, conhecido como homeostase. O conhecimento dos sistemas do corpo humano é fundamental para a compreensão da fisiologia e da saúde do ser humano.

 

 

OS SISTEMAS, CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES:

 

 

1 - Sistema Muscular

- Formado por mais de 600 músculos distribuídos por todo o corpo humano, que podem ser classificados em músculos esqueléticos, lisos e cardíaco.

- Principais funções: atua na sustentação do corpo, na movimentação voluntária e involuntária, na proteção de órgãos internos, na postura e na regulação da temperatura corporal por meio da contração muscular.



2 - Sistema Nervoso

- Composto pelo sistema nervoso central (cérebro e medula espinal) e pelo sistema nervoso periférico (nervos e gânglios).

- Principais funções: coordenação e controle das funções corporais, processamento de informações sensoriais, elaboração de respostas motoras e cognitivas, armazenamento de memórias e produção de pensamentos. Também atua no controle das emoções, da fala e da regulação de funções vitais como respiração e batimentos cardíacos.



3 - Sistema Esquelético

- Formado por 206 ossos no adulto, além de cartilagens, ligamentos e articulações.

- Principais funções: sustentação do corpo, proteção de órgãos vitais (como o cérebro, coração e pulmões), movimentação em conjunto com o sistema muscular, produção de células sanguíneas na medula óssea e reserva de minerais como cálcio e fósforo.



4 - Sistema Linfático

- Composto por vasos linfáticos, linfa, linfonodos (gânglios linfáticos), timo, baço e tonsilas (amígdalas).

- Principais funções: defesa do organismo por meio da atuação dos linfócitos, transporte da linfa, absorção de gorduras do intestino delgado e remoção de resíduos celulares e microrganismos.



5 - Sistema Respiratório

- Composto por cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.

- Principais funções: garantir as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente, promovendo a absorção de oxigênio e a eliminação do gás carbônico. Também atua na filtração, umidificação e aquecimento do ar inspirado, além de possibilitar a fonação.



6 - Sistema Circulatório

- Formado pelo coração, artérias, veias, capilares e sangue.

- Principais funções: promover a circulação sanguínea, garantindo o transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outras substâncias para todas as células do corpo. Também é responsável pela remoção de resíduos metabólicos, como o gás carbônico, e pela regulação térmica.



7 - Sistema Urinário

- Composto por dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e uretra.

- Principais funções: filtrar o sangue para remover resíduos e excesso de água, formando a urina. Participa da regulação do equilíbrio hidroeletrolítico, do pH sanguíneo e da pressão arterial. A urina é armazenada na bexiga e eliminada pela uretra.



8 - Sistema Digestório


- Composto por órgãos do tubo digestivo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e órgãos acessórios (dentes, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas).

- Principal função: digestão e absorção de nutrientes dos alimentos, bem como a eliminação dos resíduos não aproveitados na forma de fezes.



9 - Sistema Endócrino

- Composto por glândulas endócrinas, como hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, pâncreas (função endócrina), timo, ovários e testículos.

- Principais funções: produção e liberação de hormônios que regulam processos como crescimento, metabolismo, reprodução, equilíbrio hídrico, respostas ao estresse e desenvolvimento corporal.



10 - Sistema Reprodutor

- Sistema reprodutor masculino: composto por testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis.

- Sistema reprodutor feminino: formado por ovários, tubas uterinas (trompas de Falópio), útero, cérvix (colo do útero) e vagina.

- Principais funções: produção de gametas (óvulos e espermatozoides), liberação de hormônios sexuais e garantia da fecundação, gestação e nascimento de novos indivíduos.



11 - Sistema Excretor

- Envolve o sistema urinário, o sistema digestório (por meio do intestino grosso e ânus) e glândulas sudoríparas da pele.

- Principais funções: remoção dos resíduos metabólicos e substâncias em excesso do organismo, como ureia, amônia, gás carbônico, sais e água. Essa eliminação ocorre por meio da urina, fezes e suor, mantendo o equilíbrio interno do corpo.



12 - Sistema Tegumentar

- Composto pela pele (epiderme, derme e hipoderme), pelos, unhas e glândulas (sebáceas e sudoríparas).

- Principais funções: proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos, regulação da temperatura corporal, percepção de estímulos sensoriais e produção de vitamina D com a exposição solar.



13 - Sistema Imunológico

- Formado por células de defesa (linfócitos, macrófagos, neutrófilos, entre outros), medula óssea, timo, baço e linfonodos.

- Principais funções: defesa do organismo contra agentes patogênicos (vírus, bactérias, fungos e parasitas), reconhecimento e eliminação de células anormais e produção de anticorpos. Atua em cooperação com os sistemas linfático e tegumentar.

 

 

Obtenha mais conhecimentos em:


https://blog.unic.com.br/sistemas-do-corpo-humano-medicina/

 

 


 

Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.

Atualizado em 28/07/2025

Temas relacionados