Sistema Endócrino e os hormônios
Saiba mais sobre o sistema endócrino, glândulas endócrinas, hormônios e sua ação sobre as células, tecidos e órgãos. Entenda a importância do sistema circulatório para a ação dos hormônios.

O que é, funções e características
O sistema endócrino realiza suas funções através de hormônios. Os hormônios são substâncias que podem ser produzidas por célula, tecido ou órgão.
Os hormônios são sempre transportados pela corrente sanguínea, eles agem à distância, inibindo ou estimulando as células, tecidos ou órgãos.
Quanto ocorre alguma disfunção na circulação do sangue, automaticamente ocorre uma disfunção hormonal, pois, em decorrência da má circulação, os hormônios, assim como os demais nutrientes, encontram dificuldades para chegar ao seu local de destino.
Através da circulação sanguínea, os hormônios são capazes de circular pelo corpo inteiro, contudo, seu efeito ocorrerá somente nos órgãos que possuem receptor para ele. Quando não há tal receptor, o hormônio não faz efeito.
Nas células, os hormônios podem agir diretamente na membrana plasmática, sem a necessidade de atravessá-la, contudo, há alguns tipos que a atravessam, agindo também em seu interior.
Composição
De forma geral, devemos saber que o sistema endócrino é composto por seis glândulas principais, e estas, são controladas pela ação do sistema nervoso e também pela ação de uma sobre a outra.
Você sabia?
A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda e trata dos problemas relacionados ao sistema endócrino. O médico especialista nesta área é chamado de endocrinologista.
Última revisão: 04/04/2019
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Compendio do Sistema Endócrino
Autor: Greenstein, Ben
Editora: Instituto Piaget
Fontes de pesquisa do texto:
- RIOS, Eloci Peres e THOMPSON, Miguel. Conexões com a Biologia. São Paulo: Editora Moderna, 2016.