Sistema Urinário

Órgãos formadores do sistema urinário, rins, ureteres, bexiga e uretra, suas principais funções, sua importância para o equilíbrio do organismo.

Sistema Urinário: várias funções
Sistema Urinário: várias funções


 

Composição (órgãos)

 

O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Além de eliminar substâncias desnecessárias e prejudiciais (como resíduos metabólicos das células, toxinas, etc.), este sistema realiza também outras funções muito importantes para o nosso organismo.

 

Funções do sistema urinário 

 

Dentre estas importantes funções estão o controle do volume e composição do sangue, auxílio na regulagem da pressão e pH sanguíneos, transporte da urina dos rins à bexiga urinária, armazenamento e eliminação da urina, etc.

 

Dentro do sistema urinário, cabe aos rins a execução do principal trabalho. É através deles que ocorrerá a regulação dos níveis iônicos no sangue, controle tanto do volume quanto da pressão sanguínea, controle do pH do sangue, produção de hormônios e a excreção de resíduos.

 

As outras partes que compõe este sistema trabalham mais especificamente como vias de passagem e armazenamento temporário.

 

IMPORTANTE

 

Após ser formada pelos rins, a urina segue em direção aos ureteres e, após isso, segue em direção a bexiga para ser armazenada.

 

Você sabia?

 

A Urologia é a especialidade cirúrgica médica que estuda e trata dos problemas relacionados ao sistema urinário.

 

 

Última revisão: 04/04/2019
_________________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Metodista de São Paulo.