Sistema Circulatório

Conheça nesta página as principais características, funções e componentes do Sistema Circulatório.

Sistema circulatório: sangue, coração e vasos sanguíneos
Sistema circulatório: sangue, coração e vasos sanguíneos


 

O que é  e componentes principais

 

De forma geral, podemos dizer que o sistema circulatório é composto por sangue, coração e vasos sanguíneos.

 

Funções principais

 

As funções realizadas pela circulação do sangue são indispensáveis para o equilíbrio de nosso corpo e vitais para a manutenção da vida. 

 

É através do sistema circulatório que ocorre a distribuição de nutrientes e oxigênio para todas as células de nosso corpo, a remoção de toxinas dos tecidos, o transporte de hormônios e a defesa imunológica de nosso organismo. 

 

Sabendo que a circulação sanguínea remove as toxinas dos tecidos, leva oxigênio e nutrientes para as células, transporta hormônios e realiza a defesa de nosso corpo, fica mais fácil entender o papel do coração e dos vasos sanguíneos

 

O coração funciona como uma bomba, dando pressão ao sangue para que este circule por todo nosso corpo através dos vasos sanguíneos. Quanto mais próximo do coração, mais pressão tem o sangue, contudo; à medida que os vasos sanguíneos vão se ramificando, sua pressão vai diminuindo. 

 

Após circular por todo o corpo e realizar as trocas necessárias ao equilíbrio do organismo, o sangue retorna ao coração e aos pulmões, onde fará novas trocas (desta vez de gás carbônico por oxigênio) para, então, refazer seu percurso.

 

Ilustração de um coração humano

Coração: o principal órgão do sistema circulatório.



 

 



Artigo publicado em: 15/08/2006 - Última revisão: 26/02/2021


Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Metodista de São Paulo.