Movimentação dos Animais
Saiba quais são os tipos de movimentos, exemplos de animais para cada tipo.
Importância do movimento animal
Os animais podem se movimentar de diversas formas. Algumas espécies podem executar mais do que um tipo de movimento, enquanto outras possuem a capacidade de se movimentarem apenas de um jeito. O movimento é extremamente importante para a maioria das espécies animais, pois, através dela, eles podem buscar alimentos e água, fugir de predadores e migrar para ambientes mais adequados para a manutenção da vida e reprodução.
Principais tipos de movimentação animal:
Caminhada
Forma usada por grande parte dos animais terrestres. Ocorre com o uso do sistema de locomoção (pernas, braços, pés, mãos e patas). É um tipo de movimento mais comum entre os vertebrados, entre eles os seres humanos. Os ossos e músculos são extremamente importantes neste tipo de locomoção.
Exemplos de animais: ser humano, leão, macaco, cavalo, raposa, tigre, lagarto, jabuti, urso, gato, cachorro, etc.
Natação
Sistema de movimentação usada, principalmente, pelos animais aquáticos (que vivem no mar, rios e lagos). Neste tipo de movimento são usadas nadadeiras e barbatanas. Alguns animais, como as lulas e polvos, utilizam os tentáculos para nadar.
Exemplos: peixes, baleias, golfinhos, tubarões, tartarugas marinhas, polvos, etc.
Movimentação ciliar
Ocorre através do batimento de cílios. É utilizada, principalmente, por seres unicelulares (microrganismos), que vivem em ambiente com água.
Exemplos: paramécio, urostyla, euplotes, entre outros.
Movimentação flagelar
Algumas espécies animais, conhecidos como flagelados, possuem flagelos no corpo, utilizando-os para movimentação. Os protozoários, por exemplo, possuem este tipo de movimentação.
Exemplos: giárdia lamblia, leishmania braziliensis e trypanosoma cruzi.
Movimentação longitudinal
Ocorre através de movimentos musculares ondulatórios (contração e relaxamento) realizados por segmentos do corpo.
Exemplos: minhoca e lesma.
Propulsão
Usada principalmente por polvos quando existe necessidade de um deslocamento rápido (fuga de predadores, por exemplo). Neste sistema, o animal acumula água dentro de uma espécie de bolsa. Quando á água é liberada de uma vez, um jato propulsiona o animal rapidamente.
Exemplo: polvo
Movimentação ondulatória
Neste tipo, o animal movimenta o corpo de um lado para o outro, fazendo curvas no solo ou na água. Com estes movimentos repetitivos e sincronizados, o animal consegue se deslocar.
Exemplos: cobras e serpentes.
Pulo
Algumas espécies utilizam o pulo para se deslocarem. Nos sapos e rãs, por exemplo, há o uso das pernas traseiras (com musculatura apropriada) para impulsionar o corpo.
As pulgas também usam o pulo como forma de movimentação, porém o sistema é diferente. Estes insetos possuem uma um material flexível nas pernas. Quando comprimidos, eles propulsionam o corpo do animal para realizar o pulo.
Rã: movimentação através de pulos. |
Última revisão: 31/03/2021
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fisiologia Animal
Autor: Anderson, Margaret
Editora: Artmed