Movimentação dos Animais

Saiba quais são os tipos de movimentos, exemplos de animais para cada tipo.

Cobra: movimentação ondulatória
Cobra: movimentação ondulatória



Importância do movimento animal

 

Os animais podem se movimentar de diversas formas. Algumas espécies podem executar mais do que um tipo de movimento, enquanto outras possuem a capacidade de se movimentarem apenas de um jeito. O movimento é extremamente importante para a maioria das espécies animais, pois, através dela, eles podem buscar alimentos e água, fugir de predadores e migrar para ambientes mais adequados para a manutenção da vida e reprodução.

 

Principais tipos de movimentação animal:

 

Caminhada

 

Forma usada por grande parte dos animais terrestres. Ocorre com o uso do sistema de locomoção (pernas, braços, pés, mãos e patas). É um tipo de movimento mais comum entre os vertebrados, entre eles os seres humanos. Os ossos e músculos são extremamente importantes neste tipo de locomoção.

 

Exemplos de animais: ser humano, leão, macaco, cavalo, raposa, tigre, lagarto, jabuti, urso, gato, cachorro, etc.



Natação

 

Sistema de movimentação usada, principalmente, pelos animais aquáticos (que vivem no mar, rios e lagos). Neste tipo de movimento são usadas nadadeiras e barbatanas. Alguns animais, como as lulas e polvos, utilizam os tentáculos para nadar.

 

Exemplos: peixes, baleias, golfinhos, tubarões, tartarugas marinhas, polvos, etc.



Movimentação ciliar

 

Ocorre através do batimento de cílios. É utilizada, principalmente, por seres unicelulares (microrganismos), que vivem em ambiente com água.

 

Exemplos: paramécio, urostyla, euplotes, entre outros.



Movimentação flagelar

 

Algumas espécies animais, conhecidos como flagelados, possuem flagelos no corpo, utilizando-os para movimentação. Os protozoários, por exemplo, possuem este tipo de movimentação.

 

Exemplos: giárdia lamblia, leishmania braziliensis e trypanosoma cruzi.



Movimentação longitudinal

 

Ocorre através de movimentos musculares ondulatórios (contração e relaxamento) realizados por segmentos do corpo.

 

Exemplos: minhoca e lesma.



Propulsão

 

Usada principalmente por polvos quando existe necessidade de um deslocamento rápido (fuga de predadores, por exemplo). Neste sistema, o animal acumula água dentro de uma espécie de bolsa. Quando á água é liberada de uma vez, um jato propulsiona o animal rapidamente.

 

Exemplo: polvo



Movimentação ondulatória

 

Neste tipo, o animal movimenta o corpo de um lado para o outro, fazendo curvas no solo ou na água. Com estes movimentos repetitivos e sincronizados, o animal consegue se deslocar.

 

Exemplos: cobras e serpentes.



Pulo

 

Algumas espécies utilizam o pulo para se deslocarem. Nos sapos e rãs, por exemplo, há o uso das pernas traseiras (com musculatura apropriada) para impulsionar o corpo.

 

As pulgas também usam o pulo como forma de movimentação, porém o sistema é diferente. Estes insetos possuem uma um material flexível nas pernas. Quando comprimidos, eles propulsionam o corpo do animal para realizar o pulo.

 

Foto de uma rã verde

Rã: movimentação através de pulos.

 

 

 

 


 


Última revisão: 31/03/2021


Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.