Animais Vertebrados
Os vertebrados são animais que possuem coluna vertebral.

O que são
Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado em nosso planeta. Eles possuem como característica principal: medula espinhal e coluna vertebral (formada por vértebras).
Principais características dos animais vertebrados:
- Presença de coluna vertebral: possuem vértebras que protegem a medula espinhal e fornecem sustentação ao corpo.
- Sistema nervoso desenvolvido: apresentam um cérebro bem definido e órgãos sensoriais eficientes para interagir com o ambiente.
- Endoesqueleto: possuem um esqueleto interno, que pode ser ósseo ou cartilaginoso, permitindo crescimento e suporte estrutural.
- Sistema circulatório fechado: o sangue circula por vasos sanguíneos e o coração pode ter de duas a quatro cavidades, dependendo do grupo.
- Respiração variada: podem utilizar brânquias, pulmões ou até mesmo a pele, dependendo do ambiente e da fase do ciclo de vida.
- Reprodução predominantemente sexuada: a maioria apresenta fecundação interna ou externa, com desenvolvimento direto ou indireto.
- Classificação em cinco grupos principais: incluem os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, cada um com adaptações específicas ao meio em que vivem.
Sistema Nervoso
A maior parte dos vertebrados possui um sistema nervoso bastante desenvolvido. Seu sistema nervoso central é composto pelo cérebro e medula espinal. Nos vertebrados inferiores o cérebro controla predominantemente as funções dos órgãos sensoriais. No caso dos vertebrados superiores, o cérebro, que é maior, permite uma troca de informação mais intensa entre as diferentes partes do organismo.
As diferentes formas de respiração dos vertebrados:
- Respiração branquial: realizada por peixes e alguns anfíbios na fase larval, utilizando brânquias para extrair oxigênio dissolvido na água.
- Respiração pulmonar: presente em répteis, aves, mamíferos e anfíbios adultos, ocorre por meio dos pulmões, onde o oxigênio é trocado com o sangue.
- Respiração cutânea: ocorre em anfíbios, como sapos e salamandras, que utilizam a pele fina e vascularizada para absorver oxigênio diretamente do ambiente.
- Respiração traqueal auxiliar: algumas espécies, como certas tartarugas aquáticas, possuem estruturas especializadas na cloaca que auxiliam na absorção de oxigênio.
- Respiração dupla: característica dos anfíbios, combina a respiração pulmonar e cutânea para garantir a oxigenação do organismo em diferentes ambientes.
Limitações em relação aos invertebrados
Como vimos, os vertebrados são seres vivos que possuem muitas vantagens em relação aos invertebrados, contudo, é importante sabermos que eles também possuem muitas limitações.
Se fizermos uma comparação, veremos que o número de animais vertebrados (aproximadamente 50.000 espécies) é inferior ao grupo de animais invertebrados. Uma das razões é a diferença de tamanho existente entre estas duas espécies, os vertebrados geralmente são maiores, e, por esta razão, ocupam mais espaço.
|
Os seres humanos são animais vertebrados, pois possuem coluna vertebral (espinha dorsal). |
Exemplos de animais vertebrados:
- Homem e as outras espécies de mamíferos (boi, cachorro, girafa, macaco, tamanduá, leão, onça, jaguatirica, baleia, lontra, hipopótamo, tigre, gato, urso, ariranha, etc.)
- Répteis (tartarugas, cobras, serpentes, jacarés e iguanas).
- Aves (gavião, urubu, cegonha, pato, ganso, marreco, papagaio, galinha, peru).
- Peixes (tucunaré, lambari, bagre, pirarucu, sardinha, cação, peixe-beta, tubarão).
- Anfíbios (sapo, salamandra, rã, tritão).
Classificação Científica dos Animais Vertebrados:
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Superfilo: Deuterostomia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Atualizado e revisado em 05/03/2025
Por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
KARDONG, Kenneth V. Vertebrados - anatomia comparada, função e evolução. São Paulo: Roca, 2014.
Fontes de referência do texto:
UZUNIAN, Armênio. Biologia. São Paulo: Editora Harbra, 2005.
ROONEY, Anne. A História da Biologia. São Paulo: Editora M. Books, 2018.