Mutualismo
Mutualismo é uma relação ecológica simbiótica entre espécies de seres vivos.
O que é - definição
Mutualismo é uma interação (relação) entre duas espécies, em que ocorrem benefícios para ambas. Ou seja, ao viver em conjunto, as duas espécies saem ganhando em algum aspecto. No mutualismo, as espécies podem ou não viver juntas, dependendo do tipo de relação.
Tipos de mutualismo:
Mutualismo Obrigatório
Também conhecida como simbiose, nesta relação as espécies dependem uma da outra para sobreviver. O líquen é o exemplo mais clássico desta relação. Ele é formado por uma relação simbiótica entre uma alga e um fungo. Nesta associação, a alga se encarrega da fotossíntese, enquanto o fungo é responsável pela absorção.
Mutualismo Facultativo
Também conhecida como protocooperação, neste tipo de associação não ocorre a dependência, embora ambas as espécies sejam beneficiadas. Um bom exemplo é a relação existente entre algumas espécies de aves e o gado. As aves pegam parasitas no gado para se alimentar. Ambos são beneficiados, porém podem viver sem a relação.
Caranguejo Paguro: relação de mutualismo facultativo com anêmonas-do-mar. |
Mutualismo defensivo
Ocorre na relação em que uma espécie é protegida por outra contra fungos, parasitas ou outros seres. Em troca, a espécie protetora recebe algum tipo de defesa ou outro benefício.
Última revisão: 11/10/2019
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
O princípio ecológico: Ecologia e Economia em simbiose
Autor: Dahl, Arthur Lyon
Editora: Instituto Piaget
Fonte de referência:
- ANTAS, Luís Mendes. Dicionário de termos técnicos de Meio Ambiente. São Paulo: Editora Traço, 2004.