Protocooperação
Protocooperação é relação ecológica harmônica entre indivíduos de espécies diferentes.
Definição - o que é
Protocooperação é uma relação ecológica harmônica (não ocorre prejuízo para nenhum indivíduo) e interespecífica (entre indivíduos de diferentes espécies) em que ocorrem benefícios para todos os seres envolvidos, sendo que estes podem viver de modo independente.
É uma relação facultativa, pois embora os indivíduos se beneficiem, ela não é indispensável para a vida deles.
Exemplos de Protocooperação:
Primeiro exemplo
Protocooperação entre o crocodilo africano e o pássaro palito. Enquanto o crocodilo dorme de boca aberta durante o processo de digestão, o pássaro palito come parasitas e sobras de alimentos presentes na boca do réptil.
Os dois animais se beneficiam desta relação ecológica, pois o pássaro palito obtém a comida, enquanto o crocodilo ganha uma limpeza bucal. Mas, estes animais não dependem desta relação para viver.
Segundo exemplo
Protocooperação entre a anêmona-do-mar e o paguro (caranguejo)
Nesta relação, a anêmona fica instalada sobre a concha do caranguejo, possibilitando a este proteção contra predadores. Por outro lado, a anêmona ganha transporte, facilitando assim a obtenção de alimentos.
Diferença em relação ao mutualismo
Em ambas as relações ecológicas os seres se beneficiam. A diferença é que no mutualismo os indivíduos possuem relação de dependência. Já na protocooperação esta dependência não existe.
Última revisão: 09/10/2019
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Ecologia das interações - plantas-animais - uma abordagem ecológico-evolutiva
Autor: Del-Claro, Kleber e outros
Editora: Technical Books