Neodarwinismo
Neste artigo você saberá a origem do Neodarwinismo, desenvolvimento e características da teoria.
O que é - definição
O neodarwinismo é etapa história que consolida a teoria darwinista. Por volta dos anos de 1940 estudiosos montaram uma síntese entre duas ideias:
- O processo evolutivo definido por Charles Darwin.
- A fundamentação acerca da herança genética criada por Gregor Mendel.
Nascimento e desenvolvimento de uma nova teoria
Neo significa novo. Esse grupo de pesquisadores criou uma forma de explicar o processo evolutivo de um jeito que não fossem necessários outros mecanismos que não a seleção natural, o isolamento geográfico e os processos genéticos. A iniciativa dos estudiosos, além de receber o nome de neodarwinismo, é conhecida também como teoria sintética da evolução ou teoria moderna da evolução.
Essa etapa foi possível acontecer somente em torno de 1940 porque na década de 30 surgiram evidências da ação da herança mendeliana operando junto com a seleção natural. Eram explicações inéditas até então.
Ainda hoje novos achados são adicionados ao neodarwinismo, pois mais pesquisas mostram o ritmo com que ocorrem as mudanças evolutivas. As descobertas também apresentam o modo através do qual a carga genética e o comportamento influenciam essas mudanças. Já um estudo publicado em 2014 [Leia o estudo em inglês] propõe que a teoria sintética seja reconfigurada.
Características principais
Os princípios do neodarwinismo são:
- Existe seleção natural que opera sobre os indivíduos, o que resulta na sobrevivência e reprodução de indivíduos mais aptos que outros.
- Espécie é um conjunto de indivíduos capazes de se acasalarem entre si.
- Indivíduos incluídos em uma espécie não necessariamente são morfologicamente semelhantes entre si.
- Uma espécie pode surgir quando existe uma barreira geográfica que não permite que indivíduos dos dois lados da barreira se acasalem.
- Grupos dos dois lados da barreira geográfica se tornam geneticamente distintos, pois a frequência com que os genes ocorrem em cada grupo varia.
- Nenhuma espécie apresenta uma tendência intrínseca de evoluir em uma determinada direção e para um propósito definido.
- Eventos aleatórios (imprevistos, inesperados) são importantes no processo evolutivo.
Curiosidades
Ernest Mayr (1904-2005) foi um biólogo alemão que divulgou amplamente o neodarwinismo. Ele escreveu livros de divulgação científica em linguagem acessível, como “Isto é biologia, a ciência do mundo vivo”.
Artigo publicado em: 05/02/2020
Por Milene Moura Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG, com mestrado pela UNESP e doutorado em Zoologia pela USP.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
O Desenvolvimento do Pensamento Biológico : Diversidade, Evolução e Herança
Autor: Mayr, Ernest
Editora: UNB
Neodarwinismo. L'evoluzione della teoria (em italiano)
Autor: Persico, Davide
Editora: Il Simposio delle Muse