Seiva
A seiva é um líquido presente nas plantas vasculares. Existe a seiva elaborada e a bruta.
O que é (definição)
Em Botânica, a seiva é um líquido que circula nas plantas vasculares. Podemos dizer que ela é o equivalente ao sangue dos seres humanos.
Função da seiva
A função da seiva nas plantas vasculares é realizar o transporte de nutrientes para todas as células do vegetal. Estes nutrientes são necessários para o crescimento e redistribuição de substâncias orgânicas produzidas pelo processo de fotossíntese.
Tipos de seiva
Seiva Bruta
Produzida nas raízes das plantas. Ela é formada a partir da absorção da solução encontrada no solo. Através das células do xilema, ela é conduzida para as folhas e caule. A seiva bruta é utilizada pela planta para a produção de substâncias orgânicas para a transformação em seiva elaborada.
Seiva Elaborada
A seiva elaborada é formada, principalmente, por glicose (produzida no processo de fotossíntese). Através dos vasos do floema, a seiva elaborada é levada para todos os tecidos da planta, possibilitando a alimentação das células.
Uso da seiva
A seiva de vários vegetais é usada há séculos pelos seres humanos para diversas funções. A seiva da seringueira, por exemplo, é usada na fabricação de borracha.
Curiosidade:
- Muitos animais, principalmente insetos, se alimentam da seiva de algumas espécies de vegetais.
Seiva saindo do tronco de uma árvore |
Última revisão: 03/07/2019
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
As plantas e sua magia
Autor: Brosse, Jacques
Editora: Rocco
Fonte de referência:
- RIOS, Eloci Peres e THOMPSON, Miguel. Conexões com a Biologia. São Paulo: Editora Moderna, 2016.