Reino Vegetal

Temas tratados neste artigo: as características do Reino Plantae, sua importância para a cadeia alimentar, organismos autotróficos e a célula vegetal.

Reino Vegetal: também conhecido como Plantae
Reino Vegetal: também conhecido como Plantae


 

Introdução (o que é)

 

O Reino Vegetal, conhecido cientificamente como Plantae, é formado por aproximadamente 300.000 espécies conhecidas, sendo que, entre elas, encontram-se muitos tipos de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc.



Composição

 

Os organismos que compõem este reino são em sua grande maioria autotróficos, ou seja, seres cuja organização celular conta com os cloroplastos (organelas especializadas na produção de matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, incluindo a energia solar). Suas células possuem uma parede celular formada por celulose. 

 

O reino Plantae, é composto por organismos capazes de produzirem o seu próprio alimento. Contudo, independente disso, eles possuem necessidades específicas de determinados nutrientes presentes somente no solo, como os sais minerais.



Principais características do Reino Plantae:

 

• Os vegetais são organismos multicelulares com células eucarióticas.


• Presença de paredes celulares de celulose.


• As plantas contém cloroplastos para fotossíntese.


• Armazenam energia na forma de amido.


• Possuem um ciclo de vida que inclui uma fase haploide multicelular e uma fase diploide multicelular (alternância de gerações).


• A reprodução envolve frequentemente a formação de esporos e pode incluir métodos sexuais e assexuados.


• O crescimento ocorre principalmente em regiões especializadas chamadas meristemas.


• Possuem estruturas de raiz, caule e folhas.


• Apresentam uma série de adaptações às diferentes condições ambientais.




Fotossíntese

 

Sua produção própria de alimento se dá através da realização da fotossíntese (processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia). Isto ocorre através da ação da clorofila existente em seus cloroplastos. 



Plantas parasitas

 

Entretanto, há muitas espécies de plantas que não são capazes de produzir seu próprio alimento, por esta razão, elas agem de forma parasita, extraindo de outras plantas os nutrientes necessários para sua sobrevivência.



Importância das plantas

 

As plantas são extremamente importantes para a continuidade da vida em nosso planeta, sem elas, os demais seres vivos da cadeia alimentar não seriam capazes de obter a energia necessária para sua sobrevivência.

 

Elas são consideradas o primeiro elo da cadeia, pois sustentam todos os demais (animais, fungos, bactérias e protistas).




Classificação científica do Reino Plantae

 

 

Domínio: Eukaryota

 

Reino: Plantae

 

 

Divisões e exemplos:

 

1. Algas Verdes

 

Chlorophyta (algas verdes, clorófitas)

Charophyta (algas verdes, desmídeas e carófitas)

 

2. Embryophyta  (plantas terrestres)

São plantas terrestres que possuem embriões protegidos. Exemplos: Musgo (Bryophyta spp.), Samambaia (Pteridophyta spp.), Pinheiro (Pinus spp.), Carvalho (Quercus spp.), e Trigo (Triticum spp.).


 

3. Plantas não vasculares

Marchantiophyta (Hepaticophyta) - plantas hepáticas

Anthocerotophyta - antocerotas

Bryophyta – musgos



4. Plantas vasculares (Tracheophyta)

 

Lycopodiophyta - licopódios e selaginelas

Monilophyta - samambaias (fetos) e cavalinhas

Spermatophyta - plantas que produzem sementes

Gymnospermae - (Gimnospérmicas)

Angiospermae - (Angiospérmicas) são as plantas que possuem flores. Exemplos: Rosa (Rosa spp.), Girassol (Helianthus annuus), Orquídea (Orchidaceae spp.), Tulipa (Tulipa spp.) e Lírio (Lilium spp.).



 

Você sabia?

 

- Não fazem parte do Reino Plantae as algas castanhas, as algas vermelhas e vários organismos autotróficos unicelulares ou coloniais.

 

 - Antes do XIX, século que começou a se desenvolver as classificações dos vegetais, as plantas eram classificadas em apenas três grupos: inferiores (as algas), intermediárias (briófitas e pteridófitas) e superiores (gimnospermas e angiospermas).

 

- Um dos grandes cientistas, que dedicou grande parte do tempo no estudo das classificações científicas de plantas, foi o biólogo alemão Ernst Mayr (1904 – 2005).

 

Árvores de uma floresta
Reino Vegetal: um dos principais elementos dos ecossistemas e importância no clima mundial.

 

 

 



Atualizado em 23/08/2023



Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.