O que são Plastídios?

Os plástidios possuem importante função nos vegetais. Conheça suas características no artigo desta página.

Pergunta e resposta sobre os plastídios
Pergunta e resposta sobre os plastídios


 

Pergunta:

 

O que são plastídios e qual sua função nas células vegetais?

 

Resposta:

 

O que são - definição biológica

 

Plastídios são organelas presentes em células vegetais, sejam essas células pertencentes a organismos procariotas (algas) ou eucariotas (musgos, plantas vasculares, etc.).

 

Principais características dos plastídios:

 

Com um formato ovalado e envolto em membrana, os plastídios podem se diferenciar em organelas que sintetizam e armazenam compostos específicos: amido (amiloplasto), clorofila (cloroplasto), carotenoides - grupo de substâncias responsáveis pela coloração amarela, laranja e vermelha (cromoplasto), enzimas degradadoras do processo fotossintético na morte celular programada (gerontoplasto).

 

Os plastídios têm seu próprio material genético (DNA). Assim como as mitocôndrias, eles conseguem se reproduzir independentemente da divisão do núcleo celular. Essa característica leva alguns pesquisadores supor que os plastídios evoluíram a partir de microrganismos. Esses teriam sido incorporados a células vegetais, passando a ter uma existência em simbiose com elas.

 

Cloroplastos

 

Os cloroplastos são os plastídios de ocorrência mais universal entre os vegetais. São verdes e dotados de uma estrutura interna muito organizada: membranas finas que formam placas sobrepostas lembrando pilhas de moedas. Essas pilhas ficam envoltas em um fluido gelatinoso chamado estroma. Esse contém amido, enzimas, ribossomos e DNA.

 

Ilustração de um plastídio
Plastídio: organela exclusiva das plantas.

 

 

 


 


Autora da resposta:

Por Milene Moura Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG,  com mestrado pela UNESP e doutorado em Zoologia pela USP.