Fitoplâncton

Saiba o que é fitoplâncton, suas características e composição.

Fitoplâncton: diversos formatos
Fitoplâncton: diversos formatos


 

O que é fitoplâncton


O fitoplâncton é um dos componentes de um ecossistema aquático. Um ecossistema aquático (lago, lagoa, rio, oceano, etc.) é formado por componentes não vivos (rochas, areia) e vivos (vegetais e animais). Fazendo parte do conjunto imenso de vegetais, está o fitoplâncton.

 

Composição e características principais:

 

Ele é composto por organismos vegetais que vivem na camada mais superficial da coluna de água.


Essa porção da coluna de água é mais iluminada, pois recebe com frequência os raios do sol. Nas camadas abaixo dessa, a luz solar chega com menos intensidade. Portanto, a água aí é mais escura e mais fria. Os organismos do fitoplâncton são flutuantes e microscópicos. São algas unicelulares, do tipo que só conseguimos visualizar com a ajuda de um microscópio. Exibem uma diversidade grande de formato do corpo. Muitas têm estruturas que ajudam no deslocamento: cerdas, flagelos. Essas algas são extremamente importantes para a manutenção da vida no ecossistema aquático, pois elas são as produtoras primárias. Usando a energia do Sol, essas algas realizam fotossíntese e produzem energia em forma de matéria, que serve de alimento para os animais. Outras algas degradam a matéria, promovendo uma ciclagem de nutrientes. Isso significa que componentes que um dia fizeram parte de um vegetal ou animal morto poderão ser aproveitados por outro organismo.


No fitoplâncton de água doce, os principais grupos de algas são: Chlorophyta (algas verdes) e Baccillariophyta (diatomáceas). Já em ecossistemas marinhos, além desses dois grupos, também são predominantes algas do grupo Dinophyceae (dinoflagelados).


Um dos formatos de fitoplâncton

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fitoplâncton: um dos componentes do ecossistema aquático.

 

 

 

__________________________

Publicado em 18/03/2020

Por Milene Moura Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG,  com mestrado pela UNESP e doutorado em Zoologia pela USP.