Ecossistemas Costeiros
Neste texto você vai aprender sobre as principais características dos ecossistemas costeiros.
O que são - definição
Os ecossistemas costeiros são aqueles localizados no encontro de um oceano ou mar e o meio terrestre. Como o Brasil foi agraciado com um litoral de mais de 7 mil km de extensão espalhado por diferentes latitudes, a diversidade de ecossistemas costeiros no país é enorme: manguezal, restinga, duna, praia, ilha, costão rochoso, baía, brejo e recife de coral.
Características principais:
Cada um dos ecossistemas costeiros citados tem particularidades próprias que são determinadas pelo tipo de formação geológica, volume de aporte de nutriente, grau de salinidade, comunidade biológica que coloniza o local e outros fatores. Porém, existem alguns traços comuns:
- A diversidade de animais e plantas é alta.
- Esses ambientes oferecem oportunidade de prática de atividade humana, seja ligada à exploração de recursos à diversão.
Os serviços ambientais prestados pelos ecossistemas costeiros
Algumas empresas vendem produtos, outras oferecem serviços. A natureza não nos oferece apenas recursos como água e alimento. Ela também oferece serviços ambientais. Um desses serviços, a beleza cênica, tem muito a ver com os ecossistemas costeiros. Quem não se encanta com as cenas de um recife de coral, ainda que o conheça somente através de fotos e vídeos?
Outros serviços que recebemos gratuitamente:
- O manguezal regula a qualidade da água do mar, uma vez que funciona como um filtro para os resíduos carregados pela água do rio que chega à costa.
- Os recifes de corais protegem a costa da erosão ao servirem como um obstáculo para a ação de ondas violentas.
- Os recifes consistem em um acervo riquíssimo de substâncias exploradas pela indústria.
- Alguns invertebrados que vivem e se reproduzem somente nos costões rochosos, como os mexilhões, são usados em pratos da gastronomia gourmet.
- As praias são importantes locais de desova para vários vertebrados, como as tartarugas marinhas.
Curiosidade ecológica:
Um dos ecossistemas costeiros brasileiros mais representativos é o manguezal. O Brasil está na segunda posição mundial em termos de área coberta por manguezal: 12.500 km2.
Costão Rochoso: exemplo de ecossistema costeiro. |
Artigo publicado em: 17/02/2020
Por Milene Moura Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG, com mestrado pela UNESP e doutorado em Zoologia pela USP.
Bibliografia Indicada
Ecossistema Costeiro de Alagoas- Brasil
Autor: Correia, Mônica Dorigo
Editora: TB