Seres Aquáticos

Saiba quais são os principais seres aquáticos e suas características mais importantes.

Seres aquáticos: vida na água
Seres aquáticos: vida na água


 

O que são - definição biológica

 

Seres aquáticos são todos os seres vivos que vivem (toda vida ou parte dela) em águas de mares, oceanos, rios, lagos, entre outros meios com presença de água. Muitos seres aquáticos vivem em água salgada, principalmente nos oceanos, enquanto outros são seres de água doce (rios, lagos, córregos, etc.).

 

Estes seres podem ser animais (vertebrados e invertebrados) ou outras formas de vida como, por exemplo, plantas, algas, plânctons e etc.

 

Nécton

 

São animais marinhos de vida ativa, que vivem na coluna de água. Possuem fisiologia favorável para fazer deslocamentos, inclusive contra as correntes marinhas. Podemos citar como exemplos destes seres os peixes, baleias, alguns crustáceos e cefalópodes (lulas e polvos, por exemplo).

 

 

Plâncton


São seres que habitam a parte superficial da coluna de água (doce e salgada). Estes seres, que são microscópicos, flutuam e são transportados pela correnteza das águas. Servem de alimentação para outros animais marinhos.

 

Existem dois tipos de plânctons: zooplâncton (são heterótrofos) e os fitoplânctons (são fotossintetizantes).

 

 

Bentos

 

São seres que habitam a região do substrato de mares, oceanos e rios (fundo dos ecossistemas aquáticos). Alguns vivem de forma fixa como, por exemplo, as algas e os corais. Outros como os caranguejos e estrelas-do-mar, por exemplo, vivem em movimentação.

 

Foto de algas castanhas

Algas: exemplo de seres vivos aquáticos.

 

 

 

Séston

 

São partículas de origem animal ou mineral presentes na superfície da água (doce ou salgada). São importantes como fontes de alimentação de animais filtradores como, por exemplo, mexilhões, ostras e esponjas.

 

 

 

 

 


 

 

Última revisão: 13/10/2019

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.