Pressão Sanguínea
Pressão sanguínea é a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos, essencial para o fluxo adequado de sangue pelo sistema circulatório.
O que é (definição)
A pressão sanguínea é a pressão que o sangue faz nas paredes dos vasos sanguíneos.
Características
A pressão sanguínea ocorre a partir da contração dos ventrículos. Ela é maior na aorta e grandes artérias sistêmicas. Conforme vai aumentando a distância do ventrículo esquerdo a pressão sanguínea vai diminuindo.
Quando ocorre um aumento no volume do sangue, ocorre também o aumento da pressão sanguínea. O contrário também acontece, ou seja, se o volume do sangue diminui, a pressão fica menor.
Funções
Manter o fluxo sanguíneo em funcionamento adequado de forma a atender as necessidades do organismo.
Tipos
Pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica, pressão arterial média, pressão arteriolar, pressão pré-capilar, pressão capilar, pressão pós-capilar.
Curiosidade:
- Quando acontece uma diminuição do volume total do sangue (acima de 10%), em decorrência de hemorragia, a pressão sanguínea cai de forma a colocar a pessoa em risco de morte. O contrário também pode acontecer (no caso do volume de sangue sofrer um aumento, que pode ser em decorrência do corpo passar a reter água). Nesse caso, a pressão do sangue aumentará.
A medição da pressão sanguínea é uma importante ação para fazer a verificação da saúde humana. |
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Obras usadas como referência de pesquisa:
BURNIE, David. Dicionário Temático de Biologia. São Paulo: Editora Scipione, 1997.
ROONEY, Anne. A História da Biologia. São Paulo: Editora M. Books, 2018.