Artérias

Neste artigo você vai saber o que são artérias e suas funções no corpo humano.

Artéria Aorta: a mais importante do corpo humano
Artéria Aorta: a mais importante do corpo humano


 

Função das artérias

 

Ao contrário das veias, que conduzem o sangue desoxigenado de volta ao coração, as artérias levam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo. Isto se dá através do sistema circulatório.

 

Principais características das artérias:

 

As artérias são vasos sanguíneos que conduzem o sangue com grande pressão, uma vez que este, deverá chegar a todas as partes do corpo levando oxigênio e nutrientes a todas às células.

 

A pressão arterial máxima é conhecida como sistólica e ocorre quando o coração se contrai. A mínima, é chamada de diastólica e ocorre entre os intervalos das contrações.

 

Essa variação, que ocorre na pressão das artérias, gera a pulsação característica arterial, que pode ser facilmente percebida através de verificação no pulso e também no pescoço. Sua atividade é vital, pois é ela que indica se há ou não atividade cardíaca.



Quanto a sua classificação, as artérias podem ser: 

 

Artérias pulmonares - conduzem o sangue sem oxigênio aos pulmões, onde será realizada a troca de Co2 por O2.

 

Artérias sistêmicas - conduzem o sangue em direção às arteríolas e, finalmente, aos capilares, para que então, através deste, que é o mais fino de todos os vasos sanguíneos, ocorram as trocas vitais para o funcionamento do organismo.

 

Artéria aorta – possui o maior calibre e recebe o sangue com grande pressão diretamente do ventrículo esquerdo do coração. É através dela que se ramificam todas as demais artérias. 

 

Arteríolas - ajudam no controle da pressão sanguínea e são as responsáveis por conduzir o sangue aos capilares, onde ocorrem todas as trocas necessárias ao equilíbrio orgânico.

 

Imagem de microscópio mostrando artérias

Artérias (imagem de microscópio)

 

 

 

A AORTA E AS ARTÉRIAS CORONÁRIAS

 

A aorta é a principal artéria do corpo humano. Ela sai do ventrículo esquerdo do coração e segue em direção a raiz do pulmão esquerdo. Depois ela passa através do diafragma até chegar ao abdômen e se divide, no nível da quarta vértebra lombar, nas artérias ilíacas direita e esquerda. Delas se nutrem as vísceras pélvicas e os membros inferiores.

Ilustração mostrando a localização da aorta no corpo humana

Localização da aorta no corpo humano (imagem acima).

 

 

As artérias coronárias e outras

 

Logo após sair do coração, a aorta dá lugar as artérias coronárias, que fornecem sangue para o músculo cardíaco. A partir do arco surgem as artérias subclávias e carótidas, que fornecem sustentação a cabeça e aos braços. No tórax, a parte descendente da aorta dá lugar as artérias intercostais, que se ramificam na parede do corpo.

 

Na região do abdômen, tem origem a artéria celíaca que se divide em gástrica, hepática e esplênica; as artérias mesentéricas que se vão para os intestinos, as artérias renais que nutrem de sangue os rins, e pequenas ramificações que se dirigem à parede do corpo e aos órgãos de reprodução.

 

 

 

 


 

Artigo publicado em: 21/08/2007 - Última atualização: 16/11/2023

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Metodista de São Paulo.

Temas relacionados