Manguezal
O manguezal é um bioma presente em áreas litorâneas. Conheça suas características no artigo a seguir.
Introdução (o que é)
O manguezal é um ecossistema tipicamente tropical. A grande maioria dos manguezais do mundo é encontrada na faixa que fica entre os trópicos. Eles se distribuem nas costas oceânicas dos continentes, regiões que formam uma transição entre o meio terrestre e o ambiente marinho.
Características principais dos manguezais:
Os traços mais relevantes em um manguezal são:
- As marés influenciam a sua dinâmica, sendo que durante a maré alta, a água do mar inunda o substrato. Esse é formado por lodo, grãos de areia, raízes, galhos, folhas mortas e restos de animais.
- O substrato é rico em matéria orgânica e sulfeto de ferro. Esse último, em contato com a camada de ar, pode passar por reação química que resulta na produção de ácido sulfúrico. Esse composto é responsável pelo cheiro característico de ovo podre. É um fenômeno natural, não tendo relação nenhuma com a maré vermelha.
- As várias espécies de árvores que colonizam o substrato são popularmente chamadas de mangue. Elas produzem sementes e essas permanecem presas à planta até depois da germinação. Depois os propágulos (estrutura que carrega a semente germinada) se destacam e flutuam na água até encontrar um terreno adequado para a fixação do embrião.
- Algas, líquens, bromélias e orquídeas são formas de vida associadas ao mangue.
A importância ecológica do manguezal
Animais de hábitos terrestres e aquáticos frequentam o manguezal. A maioria dos peixes marinhos que são explorados por humanos como alimento dependem do manguezal para sobreviverem.
Quando os camarõezinhos nascem, eles abandonam o mar aberto e vão para o manguezal. Permanecem lá da fase de larva até o estágio de jovem. Então, voltam para o oceano. Aves como garças e guarás (Eudocimus ruber) usam os galhos do mangue para construir ninhos e interagir com seus semelhantes.
Curiosidade ecológica
Em 2018, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o Atlas dos Manguezais do Brasil. Nele você pode aprender, por exemplo, quais manguezais brasileiros estão em áreas destinadas à conservação.
Típico arbusto de manguezal |
Última revisão: 09/10/2019
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Guia ilustrado do manguezal brasileiro
Autor: Por, Francis Dov
Editora: USP
Fonte de referência do texto:
- LAGO, Antônio e PÁDUA, José Augusto. O que é Ecologia. São Paulo: Brasiliense, 2017.
- NARVAES, Patricia. Dicionário Ilustrado de Meio Ambiente. São Caetano do Sul: Editora Yendis, 2012.