Tipos de Digestão

Neste texto: resumo dos tipos de digestão dos animais, extracelular, intracelular e como ocorre.

Hidra: digestão extra e intracelular
Hidra: digestão extra e intracelular


 

Introdução

 

Cada espécie animal possui uma forma de digerir seus alimentos para obter os nutrientes necessários para a manutenção e funcionamento do corpo. A maioria das espécies realizam a digestão no interior do seu corpo, através do sistema digestório, que é composto por órgãos. Porém, existem algumas espécies animais, que conseguem digerir o alimento do lado externo do corpo.

 

Tipos de Digestão dos animais:

 

 

1 – Digestão Intracelular

 

É aquela que ocorre na parte interna das células. O processo de digestão é feito pelos lisossomos, através da ação de enzimas digestórias. Os protozoários e poríferos são exemplos de seres vivos que possuem esse tipo de digestão.



2 – Digestão Extracelular

 

É aquela em que o processo de digestão ocorre totalmente no sistema digestório do animal. Nós, seres humanos, possuímos esse tipo de digestão. Órgãos como, por exemplo, estômago, fígado e intestino atuam nesse processo. Podemos citar como exemplos, de seres que possuem esse tipo de digestão, as espécies animais que fazem parte dos mamíferos, répteis, aves, peixes e anfíbios. Animais invertebrados, como a minhoca, também realizam o processo digestório de forma extracelular.




3 – Digestão extra e intracelular

 

Existem algumas espécies animais, que o processo de digestão tem início na parte inicial do tubo digestão e completa-se na parte interna das células.

 

Os animais que possuem esse tipo de digestão são: hidras, planárias e mexilhão (espécie de molusco).



4 – Digestão Extra corpórea

 

É um tipo de digestão, que ocorre fora do corpo do animal. Podemos citar como exemplo, de espécie animal que possui esse processo digestório, a aranha. Após matar sua presa, ela injeta o suco digestório no corpo do animal morto. Esse suco realiza a digestão e, após esse processo, a aranha ingere o alimento já digerido.

 

Foto de uma aranha tarântula

As aranhas possuem digestão extra corpórea (foto: tarântula)

 

 

 

 

 


 

Última revisão: 31/03/2021

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

Temas relacionados