Toxina

Toxinas são substâncias venenosas que podem provocar problemas à saúde humana.

Veneno de cobra: grande quantidade de toxinas
Veneno de cobra: grande quantidade de toxinas


 

O que é toxina - definição

 

A toxina é uma substância venenosa produzida através da atividade metabólica de certos organismos vivos, como bactérias, insetos, plantas e répteis.


Conhecendo as toxinas - características e informações importantes:

 

Algumas bactérias secretam toxinas nos tecidos que colonizam, estas são toxinas verdadeiras. Outras retêm a maior parte do material tóxico em seu interior e somente o liberam quando são desintegradas por meios químicos, físicos ou mecânicos. Além disso, das toxinas bacterianas, os venenos característicos produzidos por algumas plantas são denominados fitotoxinas, e, os venenos de origem animal recebem o nome de zootoxinas.

 

As toxinas verdadeiras mais importante que causam doenças nos seres humanos são as do botulismo, tétano, desinteria e difteria. Devido a sua grande suscetibilidade a diversas influências químicas e físicas, como a luz, o calor ou o tempo transcorrido, as toxinas são difíceis de se isolar, o que torna necessário o estudo de seus efeitos “in-vivo”. 

 

Embora todas as toxinas sejam substâncias nocivas, elas somente são efetivas quando interagem quimicamente com as células animais. Os sucos gastrintestinais as destroem, com exceção da toxina do botulismo. Não se conhece sua natureza química exata, mas acredita-se que são bem parecidas com as proteínas, e, também, apresentam grande semelhança com as enzimas. 

 

No interior de alguns organismos, as toxinas podem ceder lugar a formação de anticorpos. Os toxoides são toxinas tratadas para destruir o efeito tóxico das toxinas, porém, são bastante potentes ao ponto de gerar anticorpos quando injetadas no organismo.

 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um médico para receber orientações e o devido tratamento.

 

 

 


 


Última revisão: 27/01/2020


Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

Temas relacionados