Animais Celomados
Animais celomados são aqueles que possuem um celoma, ou seja, uma cavidade corporal interna completamente revestida por tecido derivado do mesoderma, onde se localizam e se organizam os órgãos internos.

O que são animais celomados e quais suas principais características?
Durante o desenvolvimento do embrião, pode haver a formação de uma cavidade no interior dele. Essa cavidade recebe o nome de celoma e vai dar origem ao espaço que abriga os órgãos do indivíduo em formação. O celoma é revestido por uma camada de tecido conhecida como mesoderma. Mais à frente no desenvolvimento, esse tecido vai formar o peritônio, o tecido que reveste a região abdominal.
Para todos os grupos em que essa cavidade celomática se forma no embrião damos o nome de animais celomados. Essa é uma das características que sugere que esses animais têm ancestralidade comum.
Exemplos de animais celomados
Alguns invertebrados mais complexos e todos os vertebrados são animais celomados. Dentre os invertebrados, estão por exemplo os loloforados e os briozoários, que são criaturas marinhas, pequenas e com formato que lembra um verme.
Também são invertebrados celomados os equinodermos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e outros. Os invertebrados que não são celomados podem ser ou acelomados (a cavidade não se forma) ou pseudocelomados (surge uma cavidade no embrião, mas de outra origem e forrada por outro tecido).
![]() |
Estrela-do-mar: exemplo de espécie de animal invertebrado celomado. |
Principais características:
- Presença de celoma: possuem uma cavidade corporal totalmente revestida por tecido derivado do mesoderma, o que permite maior organização dos órgãos internos.
- Órgãos suspensos: os órgãos internos ficam suspensos no celoma, permitindo movimento independente da parede corporal.
- Desenvolvimento embrionário: apresentam uma fase embrionária com três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma).
- Maior complexidade anatômica: o celoma favorece o desenvolvimento de sistemas de órgãos mais especializados e eficientes.
- Sistema digestório completo: a maioria apresenta tubo digestório com boca e ânus, promovendo digestão mais eficiente.
- Sistema circulatório mais eficiente: em muitos grupos, o celoma está associado ao desenvolvimento de um sistema circulatório, que pode ser aberto ou fechado.
- Sistema excretor desenvolvido: apresentam estruturas especializadas para a excreção, como nefrídios, metanefrídios ou rins.
- Movimentação corporal: o celoma funciona como esqueleto hidrostático em alguns animais, facilitando a locomoção.
- Segmentação corporal: em alguns filos, como os anelídeos, o corpo é segmentado, o que permite movimentos mais coordenados.
- Presença em diversos filos: os celomados incluem filos como Annelida, Mollusca, Arthropoda, Echinodermata e Chordata.
- Reprodução geralmente sexuada: a maioria realiza reprodução sexuada com desenvolvimento direto ou indireto.
- Simetria bilateral: os animais celomados geralmente apresentam simetria bilateral, o que favorece a cefalização.
- Cefalização: desenvolvimento de uma região anterior com concentração de estruturas sensoriais e sistema nervoso.
- Adaptação evolutiva: o surgimento do celoma representa um avanço adaptativo que permitiu a colonização de diferentes ambientes.
Autora da resposta:
Por Milene Moura Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG, com mestrado pela UNESP e doutorado em Zoologia pela USP.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
RIOS, Eloci Peres e THOMPSON, Miguel. Conexões com a Biologia. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
MENDONÇA, Vivian L. Biologia. São Paulo: Editora AJS, 2016.