Microbiologia Ambiental
Microbiologia ambiental é o ramo da microbiologia que estuda os microrganismos no ambiente natural, seus processos ecológicos e suas interações com o solo, a água, o ar e outros organismos.

Introdução (o que é)
A microbiologia é um ramo do conhecimento da grande área chamada Biologia. Os profissionais que investigam temas ligados à microbiologia procuram entender os processos vitais de organismos invisíveis ao olho nu. Esses organismos podem ser:
- Vírus
- Bactérias
- Algas unicelulares
- Fungos dos tipo levedura.
A microbiologia ambiental é uma área situada dentro da microbiologia voltada para o estudo de microrganismos no ambiente. Os pesquisadores desejam conhecer a forma como esses seres funcionam e como interagem com as condições físicas e químicas à sua volta.
Características principais:
Sobre essa área de estudo, podemos afirmar:
- É uma área da ciência. Portanto, para se tornar um pesquisador em microbiologia ambiental, é preciso gostar de investigação.
- Tem dois objetivos, que são: manter a qualidade do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável das sociedades humanas.
- Está associada a diversos temas atuais, muitos deles desafios tecnológicos para alguns países.
Importância e aplicações da microbiologia ambiental
A água ou o solo de um determinado local pode estar contaminada. Para executar a descontaminação, pode-se usar microrganismos que fazem uma biorremediação dessa matriz líquida ou sólida.
Microrganismos produzem enzimas que potencializam reações químicas. Tecnicamente elas recebem o nome de biocatalizadores. Entender como esses produtos naturais operam requer o desenvolvimento de técnicas de biologia molecular. A aplicação dos biocatalizadores que já foram isolados até agora tem muitas limitações. Ao mesmo tempo, se essas barreiras são ultrapassadas, os biocatalizadores serão de grande utilidade para a indústria.
Pragas agrícolas podem ser combatidas sem que se use tanto veneno. Muitas espécies de vírus e bactérias podem fazer a população de lagartas, percevejos e besouros diminuir bastante. Espécies com essas habilidades são conhecidas como biopesticidas. Para que o uso delas aconteça, é preciso que os pesquisadores desenvolvam e testem métodos de cultivo e aplicação desses microrganismos.
Curiosidade biológica:
A microbiologia ambiental também se aplica à manutenção da saúde humana. Afinal, nosso corpo é o meio ambiente de centenas de espécies de “microrganismos do bem”. A indústria alimentícia tem sabido explorar o desejo de ter um corpo saudável e uma vida longa. Haja visto a enorme variedade de alimentos contendo bioprotetores (bactérias benéficas).
Última revisão: 11/10/2019
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
COELHO, Ricardo Motta Pinto. "Fundamentos em Ecologia". 2. ed. São Paulo: Artmed, 2001.