Simbiose
Simbiose é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes.
O que é Simbiose - definição
Simbiose é uma relação mutualmente vantajosa, na qual, dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por esta associação.
Exemplo de simbiose
Um bom exemplo deste tipo de simbiose é o processo que ocorre dentro do sistema digestório de animais como os ruminantes.
Estes animais são herbívoros, logo, alimentam-se de celulose, e, esta, é digerida em seus estômagos com a colaboração de microrganismos específicos para este fim. Ao mesmo tempo em que estes microrganismos se beneficiam vivendo dentro do aparelho digestório destes animais (habitando e recebendo alimento), eles também são benéficos aos herbívoros, pois, ajudam na digestão da celulose.
Simbiose vegetal
Há ainda outros tipos de simbiose com diferentes graus de cooperação entre os organismos, como, por exemplo, a simbiose vegetal.
Um exemplo interessante de simbiose vegetal é a relação entre as plantas leguminosas e as bactérias fixadoras de nitrogênio.
Outro exemplo de simbiose: búfalo e garça-vaqueira. A garça-vaqueira se alimenta de insetos que ficam no dorso do búfalo. Este recebe a vantagem, nessa relação, se livrando dos insetos que ficam em seu corpo. |
Última revisão: 02/03/2020
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Ecologia - de indivíduos a ecossistemas
Autor: Begon, Michel e outros
Editora: Artmed
Fonte de pesquisa:
- FORNARI, Ernani. Dicionário Prático de Ecologia. São Paulo: Aquariana, 2001