Mitose - Divisão Celular

Saiba mais sobre Mitose, Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase, Intérfase, ciclo de vida celular, DNA, cromossomos, centríolos, centrômero, diferença entre mitose e meiose

Etapas da mitose em célula animal
Etapas da mitose em célula animal


 

 

Introdução

 

Eventualmente as células necessitam se duplicar para dar origem a novas células. Esta divisão celular ocorre de duas formas: através da mitose e da meiose. Neste texto abordaremos a mitose.

 

De forma prática, podemos entender que na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foram formadas a partir de uma única célula.

 

As fases da Mitose 

 

Agora que sabemos disso, veremos as cinco fases que a célula atravessa em seu ciclo de vida até completar sua divisão. São elas: prófase, metáfase, anáfase, telófase e interfase. 

 

Prófase

 

Nesta fase, as células começam a se preparar para a divisão. É neste momento que ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.

 

Metáfase

 

Aqui começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero.

 

Anáfase

 

A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro. 

 

Telófase

 

Esta é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original.

 

Interfase

 

Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela  mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partir de então, o ciclo se reinicia.

 

Diferenças entre mitose e meiose

 

Diferentemente da mitose, na meiose ocorre o "crossing over".

 

Na mitose são geradas duas células filhas exatamente iguais, sendo os conteúdos genéticos da célula mãe e células filhas idênticos e com o mesmo número de cromossomos.

 

Na meiose as células filhas possuem metade do número de cromossomos da célula mãe.