Polinização e Pólen
Polinização é o transporte de pólen através do vento e de seres vivos. Ela é de grande importância para a reprodução das plantas. Saiba mais no artigo a seguir.
O que é
Polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra, ou para o seu próprio estigma. É através deste processo que as flores se reproduzem.
Transporte do pólen
A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc.) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por fatores ambientais (através do vento ou da água).
Autopolinização
Além destas duas maneiras, há também a autopolinização, ou seja, a flor recebe seu próprio pólen. Contudo, há casos em que ela o rejeita; nestas situações, ocorrerá a troca de genes com outras flores, o que resultará em uma variação da espécie.
Entretanto, algumas espécies utilizam-se de seu próprio pólen objetivando produzir sementes e garantir a estabilidade de sua população (aqui não ocorrerá a variação, pois não haverá mistura de genes).
Polinização amenófila
Existem algumas espécies, como as Gimnospermas, onde, na maioria das vezes, a polinização é anemófila (através do vento). Acredita-se que isso seja em decorrência da forma de evolução desta espécie (quando não podiam contar com insetos especializados na coleta de pólen, como as abelhas). Devido a isto, esta espécie possui uma pobre variação morfológica em suas estruturas reprodutivas.
Animais polinizadores
É impossível deixar de notar a beleza e a enorme variedade de flores existentes na natureza, esta diversidade somente é possível graças à população de insetos coletores de pólen, como as abelhas, borboletas, mariposas, aves e mamíferos.
As borboletas também são de grande importância no processo de polinização. |
O PÓLEN
O pólen é uma estrutura vegetal que tem formato de grão. O termo técnico para pólen é micrósporo.
As plantas angiospermas (produtoras de sementes envolvidas no tecido pericarpo) apresentam flores, que comportam os órgãos reprodutores. Os órgãos reprodutores masculinos podem estar isolados em uma flor, mas também podem estar acompanhados dos órgãos reprodutores femininos. As anteras fazem parte dos órgãos reprodutores masculinos e abrigam os grãos de pólen até que eles estejam prontos para serem lançados no ambiente.
Os grãos de pólen carregam os gametas masculinos. Para que esses gametas masculinos cheguem até os gametas femininos, alguns agentes podem ser necessários: gotículas de água, correntes de ar, corpo de insetos, de aves ou de mamíferos. A transferência do pólen, feita por agentes físicos ou biológicos, da antera até o receptáculo da flor próximo de onde estão os gametas femininos é conhecida como polinização.
Abelha obtendo pólen numa flor |
Última revisão: 20/10/2021
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Bibliografia brasileira de polinização e polinizadores
Autor: Dias, Braulio Ferreira S.
Editora: Ministério do Meio Ambiente