Celulose

A celulose é um polímero presente nas plantas. Saiba mais ela neste texto.

Celulose (imagem ampliada em microscópio)
Celulose (imagem ampliada em microscópio)


 

O que é - definição biológica

 

A celulose é um polímero de "cadeia longa" que é composto por um único monômero, carboidratado (hidratado de carbono), classificado como polissacarídeo. Ela é o componente estrutural primário das plantas e não é digerível pelo homem.



Principais características da celulose 

 

Antes de darmos continuidade no assunto celulose, seria interessante sabermos um pouquinho sobre polímeros, monômeros e polissacarídeos. 

 

Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa, resultantes de reações químicas de polimerização (reação química que dá origem aos polímeros).

 

Os monômeros são pequenas moléculas que podem ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros, que já vimos no parágrafo anterior.

 

Polissacarídeos são carboidratos que, através de hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. Eles são polímeros naturais, por exemplo, a celulose é um polímero da glicose (Celulose + n H2O → n glicose). 

 

Podemos entender, então, que os polissacarídeos são macromoléculas formadas pela união de muitos monossacarídeos.

 

Como vimos acima, a celulose é um polímero da glicose. Ela é comumente encontrada nas paredes celulares dos seres vivos do Reino Vegetal. 

 

A textura fibrosa da celulose permite que ela seja utilizada na indústria têxtil em tecidos como algodão, linho e seda sintética.



Onde é encontrada

 

De forma geral, podemos entender que a celulose encontra-se naturalmente na maioria das fibras puras de algodão, sendo encontrada em toda planta na combinação de lignina (polímero tridimensional amorfo encontrado nas plantas terrestres) com qualquer hemicelulose (polissacarídeos).

 

Tear usado na fabricação de tecidos
Textura fibrosa da celulose é usada na fabricação de tecidos de algodão (na foto: tear).

 

 

 

 


 


Última revisão: 26/03/2020



Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.