Amensalismo

O que é, exemplos, relação ecológica desarmônica, resumo, bibliografia, antibiose

Eucalipto: exemplo de amensalismo
Eucalipto: exemplo de amensalismo


 

O que é (significado)

 

Também conhecido como antibiose, o amensalismo é uma relação ecológica de caráter interespecífico (entre espécies diferentes) e desarmônico (uma espécie sai favorecida da relação em relação a outra). No amensalismo, uma espécie (animal ou vegetal) prejudica a outra com o propósito de obter para si benefícios em relação aos recursos do meio ambiente.

 

Esta relação é muito comum em ambientes em que os recursos ambientais são escassos (espaço, água, luz, alimento, etc.). Logo, no amensalismo ocorre uma espécie de competição.

 

Exemplos de amensalismo:

 

- Algumas espécies de fungos (penicillium notatum, por exemplo) liberam substâncias (antibióticos, por exemplo) para prejudicar determinadas espécies de bactérias, impedindo assim a proliferação destas e, por consequência, obtendo mais recursos (destinados ao desenvolvimento dos fungos) do meio ambiente.

 

- Raízes de algumas espécies de plantas dificultam a germinação de outras plantas. Desta forma, as primeiras saem beneficiadas na obtenção dos recursos necessários ao seu desenvolvimento, evitando a competição.

 

- Existem plantas (eucalipto, por exemplo) que exalam substâncias ao seu redor, cujo objetivo é bloquear a germinação de outras espécies de plantas que estão “concorrendo” num mesmo espaço.

 

- No fenômeno conhecido como “maré vermelha”, que ocorre em águas marinhas, uma espécie de alga (dinoflagelados) libera toxinas na água para prejudicar outras espécies marinhas que vivem naquele ambiente. Desta forma, conseguem obter mais recursos destinados ao seu desenvolvimento.