Protocooperação

O que é, características, exemplos de protocooperação, relação ecológica, conceito, resumo, biologia, diferença do mutualismo

Protocooperação entre o crocodilo africano e o pássaro palito
Protocooperação entre o crocodilo africano e o pássaro palito


 

Conceito (o que é)


Protocooperação é uma relação ecológica harmônica (não ocorre prejuízo para nenhum indivíduo) e interespecífica (entre indivíduos de diferentes espécies) em que ocorrem benefícios para todos os seres envolvidos, sendo que estes podem viver de modo independente.

 

É uma relação facultativa, pois embora os indivíduos se beneficiem, ela não é indispensável para a vida deles.

 

Exemplos


Primeiro exemplo

 

Protocooperação entre o crocodilo africano e o pássaro palito. Enquanto o crocodilo dorme de boca aberta durante o processo de digestão, o pássaro palito come parasitas e sobras de alimentos presentes na boca do réptil.

 

Os dois animais se beneficiam desta relação ecológica, pois o pássaro palito obtém a comida, enquanto o crocodilo ganha uma limpeza bucal. Mas, estes animais não dependem desta relação para viver.

 

Segundo exemplo

 

Protocooperação entre a anêmona-do-mar e o paguro (caranguejo)

 

Nesta relação, a anêmona fica instalada sobre a concha do caranguejo, possibilitando a este proteção contra predadores. Por outro lado, a anêmona ganha transporte, facilitando assim a obtenção de alimentos.

 

Diferença em relação ao mutualismo

 

Em ambas as relações ecológicas os seres se beneficiam. A diferença é que no mutualismo os indivíduos possuem relação de dependência. Já na protocooperação esta dependência não existe.