Endocitose e Exocitose

Saiba o que são a Endocitose e Exocitose.

Exocitose: importante processo biológico que ocorre nas células
Exocitose: importante processo biológico que ocorre nas células


 

Introdução (o que são)


Endocitose e exocitose são processos através dos quais elementos (moléculas, substâncias, seres vivos) atravessam a membrana das células. No caso da endocitose, o elemento segue de fora para dentro da célula. Já na exocitose, ele é transferido do interior celular para o exterior.


A fagocitose é um tipo de endocitose, sendo conhecida como “alimentação celular”. É a forma de nutrição usada por microrganismos unicelulares como bactérias e protozoários. É também a forma de ação das células de defesa.



Características principais:


Tanto na endocitose quanto na exocitose, as substâncias passam pela membrana plasmática com a ajuda de vesículas. Mas cada um dos processos tem suas particularidades:


-  Na endocitose, uma substância se adere à parte externa da membrana plasmática. A parte da membrana que está em contato com a substância se dobra para dentro e engloba o conteúdo. Depois a vesícula que se forma se destaca da membrana e se movimenta pelo citoplasma.


-  A excreção de resíduos e a liberação de substâncias como hormônios são feitos por exocitose: uma vesícula citoplasmática contendo um composto a ser eliminado move-se até a face interna da membrana plasmática. A parede da vesícula se funde com a membrana plasmática e o conteúdo da vesícula é liberado no exterior.



Participando da seletividade da membrana citoplasmática


A membrana plasmática é criteriosa. Ela é permeável, mas seleciona quais moléculas e substâncias irão passar de um lado para outro. Algumas atravessam a membrana plasmática facilmente, outras entram ou saem lentamente, e outras não entram de forma alguma. Se não fosse essa propriedade, as células não conservariam sua integridade.


Endocitose e exocitose são mecanismos importantes que participam desse poder selecionador. Como são processos que gastam energia, eles estão na categoria de transporte ativo. Os outros mecanismos que permitem a transposição da membrana plasmática são a difusão e o transporte por mediação.



Curiosidade biológica:


Células do sangue chamadas neutrófilos usam a endocitose e exocitose para combater bactérias patogênicas. Uma bactéria é engolfada por parte da membrana plasmática, degradada e os resíduos dessa morte são expelidos para fora do neutrófilo.

 

 

E o que é a Pinocitose?

 

Pinocitose é um processo pelo qual uma célula ingere macromoléculas diluídas em água. Geralmente, estas macromoléculas são proteínas ou polissacarídeos. Este processo ocorre em diversos tipos de células e funciona como um sistema complementar de alimentação celular.

 

A palavra Pinocitose deriva do grego, sendo que pinos significa beber e citos significa célula.

 

A Pinocitose é um dos dois tipos de processos da endocitose, sendo que o outro é a fagocitose (célula ingere materiais grandes).

 

Como ocorre a Pinocitose (etapas):

 

1º - Macromoléculas dissolvidas em água ficam próximas da membrana plasmática da célula.

 

2º - Ocorre uma invaginação na membrana plasmática, que envolve as macromoléculas.

 

3º - A membrana plasmática fecha e forma-se, no interior do citoplasma, o pinossomo.

 

4º - Os pinossomos são pequenas vesículas (espécies de pequenos sacos) com o material ingerido em seu interior.

 

5º - Os pinossomos podem ser digeridos pela célula (caso sirvam de alimento).

 

 

 


 

Última revisão: 21/10/2021

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.