Fagocitose

Saiba mais sobre fagocitose, mecanismo de proteção contra agentes patogênicos, autólise, macrófagos, sistema imunológico, células de defesa, etc.

Fagocitose: importante mecanismo de defesa
Fagocitose: importante mecanismo de defesa


 

Introdução 

 

Na fagocitose a célula envolve e envia partículas sólidas ao seu interior. Um exemplo bastante clássico deste processo ocorre em nosso sistema imunológico, quando os macrófagos (células de defesa) fagocitam os microorganismos patogênicos (vírus, bactérias, etc).

 

Como ocorre 

 

Uma vez que o antígeno estiver em seu interior, a célula de defesa se autodestruirá (processo conhecido como autólise). Estas células de defesa têm a importante função de eliminar agentes agressores ao nosso organismo.

 

A fagocitose ocorre em duas fases, a primeira é o processo de ingestão, no qual a célula gastará bastante energia até carregar a partícula ao seu interior. A segunda é a digestão intracelular da partícula ingerida, aqui alguns microorganismos poderão ser destruídos. Nem sempre ocorrerá autólise.

 

Importância e função

 

De forma simples, podemos entender que a fagocitose é um mecanismo importantíssimo de nosso organismo, que o protege contra a invasão de agentes causadores de doenças.