Gutação das Plantas

O que é, processo, resumo, como ocorre a gutação nas plantas, Botânica, hidatódios

Gutação: eliminação de água pelas plantas
Gutação: eliminação de água pelas plantas


 

O que é


A gutação é o processo pelo qual a planta elimina água em estado líquido.

 

Como ocorre a gutação das plantas

 

A gutação ocorre nas folhas das plantas, mais precisamente em estruturas situadas em suas bordas chamadas de hidatódios.

 

A quantidade de água eliminada na gutação varia de espécie para espécie. Porém, é maior nas plantas localizadas em regiões de clima tropical.

 

Porque ocorre (função)

 

As plantas precisam transpirar para manter o equilíbrio ideal de água em seu interior, porém quando o dia está muito úmido a transpiração vegetal não ocorre ou se dá de forma muito devagar.

 

A gutação também ocorre à noite, pois sem o calor do Sol e com a umidade do ar elevada, a transpiração é baixa. Para compensar, entram em ação estes hidatódios, garantindo a transpiração da planta.

 

A gutação também ocorre em outra situação: quando a quantidade de água absorvida pelas raízes é maior do que a capacidade da planta em eliminar água a partir das folhas.

 

Orvalho e gutação

 

Não podemos confundir gutação com orvalho. Neste segundo caso, ocorre a condensação da água sobre a planta, a partir de determinadas situações climáticas do meio ambiente.

 

Composição da água da gutação

 

Análises em laboratório demonstram que grande parte do líquido eliminado pela planta na gutação é água. Porém, são encontrados também compostos como, por exemplo, açúcares e potássio. Algumas vezes é possível verificar estes compostos pela manhã, através de uma fina camada branca que permanece sobre a folha, logo após a secagem (evaporação da água).

 

Em áreas agrícolas onde ocorre o uso excessivo de inseticidas, estas substâncias tóxicas também aparecem misturadas à agua da gutação. Inclusive, são a causa da morte de muitas abelhas que consomem esta água.