Corpo Caloso do Cérebro

O que é, funções do corpo caloso do cérebro, resumo, localização, importância, anatomia, características, consequências de lesões

Carpo caloso: conectando os dois hemisférios do cérebro
Carpo caloso: conectando os dois hemisférios do cérebro



O que é e características principais

 

O corpo caloso é uma estrutura cerebral de cor branca, que faz a conexão entre os dois hemisférios (direito e esquerdo) do cérebro dos seres humanos. Esta conexão estabelecida pelo corpo caloso é de extrema importância, pois os dois hemisférios trabalham em conjunto.

 

O corpo caloso é formado por diversos feixes de fibras neurais de comunicação (conjunto de axônios e dendritos). Ele está localizado na região central do cérebro humano, sendo que estes feixes passam de um lado para o outro.

 

Principais funções:

 

- Estabelecer a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais. Lembrando que o hemisfério direito do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo comanda o lado direito do corpo.

 

- Atua na interpretação de informações oriundas dos sentidos (visão e tato, por exemplo).

 

- Atua também no processo de interpretação de informações mentais.

 

Você sabia?

 

- Lesões no corpo caloso podem provocar diversos problemas no funcionamento corporal. Entre estes problemas, podemos citar: dificuldades na orientação de direção (direita e esquerda); problemas relacionados à linguagem; dificuldades em reconhecimento de objetos visuais; dificuldades de diferenciação dos dois lados do corpo.

 

- O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode provocar alterações no corpo caloso, causando os problemas acima citados.