Cerebelo

Funções do cerebelo, ataxia, importância, anatomia, localização

Localização do cerebelo no cérebro humano
Localização do cerebelo no cérebro humano


 

Introdução 

 

Esta parte do cérebro localiza-se na parte anterior a medula ablongata, sendo responsável pela coordenação postural tanto durante o estado de descanso quanto em atividade.

 

Funções do cerebelo

 

Também é responsável pelos reflexos e movimentos voluntários, age ainda, no sistema muscular sendo responsável pelo tônus muscular. 

 

De forma geral, pode-se entender que o cerebelo é a região do cérebro que capta os impulsos sensitivos das articulações, tendões, músculos, além de receptores do equilíbrio e visuais.

 

Embora sua massa ocupe apenas 10% de volume do encéfalo, o cerebelo é responsável por funções extremamente importantes em nosso corpo, como, por exemplo, coordenar as complexas seqüências dos músculos esqueléticos.

 

Sem ele seria impossível desempenhar todas as atividades motoras que requerem habilidade, desde apanhar um objeto qualquer, até realizar uma atividade física que requeira um pouco mais de coordenação motora, como a dança, por exemplo.

 

Patologia

 

As lesões provocadas no cerebelo se manifestam clinicamente por:

 

- Descordenação dos movimentos voluntários;

 

- Hipotonia (redução de força muscular);

 

- Tremor;

 

- Fadiga.

 

 

Curiosidade:

 

A lesão do cerebelo é conhecida como ataxia. O consumo excessivo de álcool, ou alcoolismo, tende a levar seus “dependentes” a apresentarem sinais de ataxia, tais como: alteração na fala, que ocorre pela falta de coordenação nos músculos da fala, e ainda, em movimentos cambaleantes, devido à falta de coordenação motora.