Reprodução Assexuada

Reprodução assexuada é aquela que ocorre sem a conjugação de material genético.

Corais: reprodução assexuada
Corais: reprodução assexuada


 

Definição

 

Ao contrário do ocorre na reprodução sexuada, na reprodução assexuada não há a necessidade de outro indivíduo para gerar descendentes, ou seja, neste tipo de reprodução apenas um único ser é capaz de gerar outros geneticamente idênticos (não há conjugação de material genético). Isto ocorre através de um processo de divisão celular chamado mitose.

 

Existem muitos invertebrados, incluindo as estrelas do mar e anêmonas marinhas, que se reproduzem sem a necessidade de um parceiro, melhor dizendo, através da reprodução assexuada.



Os principais tipos de reprodução assexuada são:



Gemulação ou gemiparidade

 

A gemulação ou gemiparidade é um processo de reprodução no qual ocorre a formação, no progenitor, de gemas ou gomos, que, ao separarem-se do progenitor, desenvolvem-se dando origem a novos indivíduos. 

 

Este processo ocorre em seres unicelulares, como as leveduras, e em seres pluricelulares como a esponja ou a hidra. Também pode ocorrer em plantas superiores. 

 

Esse processo é interno e acontece quando as condições de vida estão desfavoráveis.

 

Fragmentação

 

Neste tipo de processo, o corpo do progenitor é quebrado em vários pedaços, sendo que cada uma destas partes é capaz de se reproduzir individualmente até assumir a forma semelhante de seu progenitor. Ocorre nos invertebrados. Nos turbelários, por exemplo, ela pode ser por brotamento (germulação) ou fissão transversal.

 

Regeneração

 

Na regeneração, como o próprio nome já diz, se um ou mais pedaços do progenitor forem desmembrados, ele será capaz de se crescer e se desenvolver até se tornar um ser completo. Os equinodermos realizam este tipo de reprodução.

 

Foto de uma esponja do mar

Nos poríferos (foto: esponja marinha): a reprodução é assexuada e pode ser por gemulação, brotamento ou fragmentação).

 

 

 

 

 


 

 

Última revisão: 26/03/2021

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.