Animais Ovíparos

Os animais ovíparos são aqueles produzem ovos dentro do corpo que eclodem fora do corpo.

Animal ovíparo: reprodução inclui o depósito de ovos
Animal ovíparo: reprodução inclui o depósito de ovos


 

O que são

 

Animais ovíparos são aqueles cuja reprodução ocorre por meio da postura de ovos, nos quais o embrião se desenvolve até a eclosão. A fecundação pode ser interna, como nas aves e répteis, ou externa, como em muitos peixes e anfíbios.

 

Características dos ovíparos 

 

- Reprodução por ovos: os animais ovíparos se reproduzem por meio da postura de ovos, nos quais ocorre o desenvolvimento do embrião até a eclosão.


- Desenvolvimento externo: a maioria das espécies ovíparas desenvolve seus embriões fora do corpo da fêmea, recebendo nutrientes diretamente do ovo.


- Casca protetora: os ovos podem apresentar uma casca rígida, como nos répteis e aves, ou uma membrana gelatinosa, como nos anfíbios e peixes.


- Fertilização interna ou externa: a fecundação pode ocorrer dentro do corpo da fêmea, como nas aves e répteis, ou externamente, como em muitos peixes e anfíbios.


- Diversidade de espécies: os animais ovíparos incluem grupos como aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, como insetos e moluscos.

 

Exemplos de espécies de animais ovíparos:

 

- Todas as aves 

 

- Serpentes (algumas espécies) e cobras

 

- Maioria dos peixes

 

- Tartaruga marinha 

 

- Diversas espécies de insetos

 

Foto de uma tartaruga marinha botando ovos

Tartaruga marinha: outro exemplo de animal ovíparo.

 

 

PRINCIPAIS TIPOS DE REPRODUÇÃO NOS OVÍPAROS:

 

Aves

- Fertilização interna e incubação dos ovos: as aves realizam fecundação interna, e a fêmea bota ovos com casca calcária resistente. A maioria das espécies cuida dos ovos por meio da incubação, regulando a temperatura até a eclosão. Exemplos: galinha, avestruz e pinguim.



Anfíbios

- Fertilização externa e desenvolvimento em meio aquático: a maioria dos anfíbios, como sapos e rãs, apresenta fecundação externa. A fêmea deposita os ovos na água, onde são fertilizados pelo macho. Os ovos possuem uma membrana gelatinosa e dão origem a larvas que sofrem metamorfose.



Peixes

- Fertilização externa e postura em grande quantidade: muitos peixes ovíparos, como sardinhas e bacalhaus, liberam milhões de ovos na água, onde são fecundados pelo macho. Essa estratégia garante que pelo menos alguns filhotes sobrevivam, já que os ovos são frequentemente predados.



Insetos e outros invertebrados

- Fertilização variada e eclosão adaptada ao ambiente: insetos, como borboletas e gafanhotos, realizam fecundação interna e depositam ovos em locais específicos, como folhas ou solo. Outros invertebrados, como moluscos e crustáceos, também adotam estratégias ovíparas variadas, dependendo do habitat e da espécie.

 


Répteis

- Fertilização interna e desenvolvimento independente: répteis, como cobras e tartarugas, possuem fecundação interna, e os ovos são postos em ambientes protegidos, como areia ou solo. A maioria das espécies não realiza cuidados parentais, deixando os ovos para eclodirem sozinhos.

 

 

Foto de uma cobra-coral botando ovos

As cobras também são animais ovíparos.

 

 

Curiosidades:

 

- O peixe-lua (Mola mola) é o animal ovíparo que bota mais ovos de uma vez. Uma única fêmea pode liberar até 300 milhões de ovos em uma única desova. Essa estratégia reprodutiva aumenta as chances de sobrevivência de pelo menos alguns filhotes, já que muitos dos ovos e larvas são consumidos por predadores no ambiente marinho.

 

- O avestruz (Struthio camelus) é o animal que bota o maior ovo do mundo. Seus ovos podem medir cerca de 15 a 18 cm de comprimento, pesar entre 1 e 2 kg e ter uma casca com até 2 mm de espessura, tornando-os extremamente resistentes.

 

 


 

Atualizado em 06/03/2025


Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.