Animais Homeotérmicos
Os animais Homeotérmicos são aqueles que possuem a capacidade de manter a temperatura corporal constante.
O que são - definição biológica
Os animais homeotérmicos são aqueles que possuem a característica de manter a temperatura do corpo constante, ou seja, sem variação. Estes animais mantêm a temperatura corporal entre 35 e 40ºC (varia de espécie para espécie). Não importante se o meio ambiente apresenta temperatura alta ou baixa, estes animais apresentam sempre a temperatura constante.
Exemplos de animais homeotérmicos
- O principal exemplo é o ser humano. Nossa temperatura se mantém em 36,5ºC. Pode estar um dia quente ou frio, mas a temperatura corporal vai se manter nesta faixa. Ela pode subir quando o ser humano possui algum tipo de infecção (causada por vírus ou bactéria), fato que chamamos de febre.
Seres humanos também são animais homeotérmicos. |
- Todos os outros animais mamíferos também são homeotérmicos. Exemplos: macacos, cavalos, ratos, cachorros, gatos, coelhos, cabras, girafas, leões, cangurus, elefantes, zebras, tigres, etc.
- Todas as espécies de aves também são animais homeotérmicos: araras, gaviões, corujas, urubus, pombos, gralhas, galinhas, perus, cegonhas, cisnes, patos, etc.
E os que não são homeotérmicos?
Os animais que não mantêm a temperatura corporal constante são chamados de pecilotérmicos. Nestes animais, a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do meio ambiente. Quando está um dia frio a temperatura abaixa e no calor ocorre o inverso. Podemos citar como exemplos de animais pecilotérmicos os répteis (tartarugas, lagartos, cobras, serpentes, etc.) e os anfíbios (sapos, rãs, pererecas, tritões e salamandras).
Última revisão: 22/10/2019
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Dicionário dos animais do Brasil
Autor: Ihering, Rudolf von
Editora: Difel