Gestação

Conheça as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante o período de gestação, saiba porque estas alterações são importantes, cuidados necessários para garantir uma gravidez tranquila

Gestação: período de formação e desenvolvimento do feto
Gestação: período de formação e desenvolvimento do feto


 

Introdução 

 

Durante o período de gestação, o corpo feminino passa por várias transformações que têm como principal objetivo garantir a formação e a manutenção da vida que se forma dentro de seu útero.

 

Principais mudanças no corpo da gestante 

 

Dentre estas inúmeras mudanças, ocorrem alterações nas dosagens sanguíneas e urinárias, aumento da função cardíaca, uma vez que, batendo mais rapidamente, o coração é capaz bombear um volume maior de sangue pelo corpo e garantir que sejam levados todos os nutrientes necessários à formação do feto através do sistema circulatório.

 

Ocorre ainda, um aumento no volume de água no corpo, o sistema respiratório passa a trabalhar mais devido ao aumento que ocorre no volume respiratório, os rins também, devido ao aumento da filtração glomerular renal, além de muitas outras mudanças importantes tanto para a criança quanto para sua mãe.

 

Cuidados necessários durante a gestação

 

Nesta fase é muito importante que a gestante tome todos os cuidados necessários para garantir uma gestação tranquila e sem complicações, além, é claro, de realizar o acompanhamento médico conhecido como pré-natal.

 

Você sabia?

 

- A Abstetrícia é o ramo da Medicina voltado para a gestação, o parto e o puerpério (fase pós-parto). O médico que atua nesta área é conhecido como obstetra.

 

- É comemorado em 15 de agosto o Dia da Gestante.

 

 

Última revisão: 05/12/2019
___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.