Vetor Biológico

Saiba neste texto o que é um vetor biológico e quais suas principais características.

Explicação sobre o que é um vetor biológico
Explicação sobre o que é um vetor biológico


 

Pergunta:

 

O que é um vetor biológico e quais suas principais características?

 

Resposta:



Definição biológica

 

Um vetor biológico é um ser vivo que carrega um microrganismo patógeno, mas não desenvolve a doença. Esse vetor entra em contato com um organismo doente, obtém o patógeno e o transmite a outro organismo, que pode não estar contaminado.

 

Principais características e exemplos

 

Portanto, os vetores biológicos espalham a doença, sendo conhecidos também como vetores epidemiológicos. No caso da dengue, por exemplo, os vetores biológicos são os mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus. Eles sugam o sangue de alguém que tem um dos tipos de vírus causadores da dengue. Então, os mosquitos inoculam o vírus em outra pessoa ao picarem sua pele.

Existem muitos vetores biológicos no grupo dos insetos: mosquitos, barbeiros, pulgas. Porém, encontramos vetores em outros grupos animais, como o dos caramujos (esquistossomose e inflamação das meninges) e dos carrapatos (doença de Lyme em humanos, babesiose e erliquiose em cães).

 

Em alguns casos, parte do ciclo de vida do agente causador da doença acontece no corpo do vetor biológico. Por exemplo, o protozoário Plasmodium, causador da malária, se reproduz sexuadamente enquanto está no corpo do mosquito. As formas que resultam dessa reprodução invadem a glândula salivar do mosquito, ficando prontas para contaminar alguém que for picado por ele. Esse tipo de vetor tem dois hospedeiros: o mosquito e algum mamífero.

 

Aedes aegypti, vetor da dengue

Aedes aegypti: mosquito é o vetor da dengue

 

 

 




Autora da resposta:

Por Milene Moura Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG,  com mestrado pela UNESP e doutorado em Zoologia pela USP.

Temas relacionados