Características das Células Procariontes

 

Quais as principais características das células procariontes?

 


- Ausência de núcleo verdadeiro: o material genético (DNA) não está envolto por uma membrana nuclear, permanecendo disperso no citoplasma, localizado em uma região chamada nucleoide.



- Material genético circular: o DNA é geralmente uma molécula circular dupla, associada a plasmídeos que podem conter genes adicionais, como os de resistência a antibióticos.



- Ausência de organelas membranosas: não possuem organelas envoltas por membrana, como mitocôndrias ou retículo endoplasmático; suas funções metabólicas ocorrem no citoplasma ou na membrana plasmática.



- Parede celular: presente na maioria das espécies, com composição distinta; nas bactérias, é formada principalmente por peptideoglicano, conferindo rigidez e proteção contra variações osmóticas.



- Membrana plasmática: estrutura lipídica que delimita a célula, controla a entrada e saída de substâncias e, em alguns casos, participa de processos metabólicos como a respiração celular.



- Ribossomos 70S: menores que os encontrados em células eucariontes, são responsáveis pela síntese de proteínas e possuem composição molecular própria.



- Pequeno tamanho celular: normalmente entre 0,1 e 5 micrômetros, o que favorece a rápida troca de substâncias com o meio e o alto metabolismo relativo.



- Reprodução assexuada: realizada principalmente por fissão binária, um processo rápido e eficiente de divisão celular que permite altas taxas de multiplicação.



- Diversidade metabólica: podem realizar respiração aeróbia ou anaeróbia, fotossíntese, quimiossíntese ou fermentação, adaptando-se a diferentes ambientes.



- Flagelos e fímbrias: estruturas presentes em muitas espécies, usadas para locomoção (flagelos) ou adesão a superfícies e células hospedeiras (fímbrias e pili).



- Cápsula: camada externa viscosa presente em algumas espécies, que oferece proteção contra desidratação e ação do sistema imunológico de outros organismos.



- Inclusões citoplasmáticas: depósitos de substâncias como polissacarídeos, lipídios ou fosfatos, usados como reservas de energia ou materiais estruturais.



Se quiser, posso complementar criando um glossário com os principais termos científicos usados nessa explicação.

 

representação de uma célula procarionte
Representação de uma célula procarionte (fonte: site Wikipédia)

 

 


 

Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.

Atualizado em 09/08/2025