Ameba

A ameba é um protozoário unicelular. Saiba mais sobre ela no artigo abaixo.

Ameba fazendo a fagocitose
Ameba fazendo a fagocitose


 

O que é - definição biológica

 

A ameba é um animal unicelular, ou seja, é composto por apenas uma única célula. Em função do seu tamanho, em média 0,2 milímetro, é observável apenas com a ajuda de microscópio. É classificado como protozoário é sua vida remonta o período de origem do nosso planeta. 

 

Características principais das amebas

 

As amebas vivem em meio aquático (lagos, poças de água, riachos), terrestre e até mesmo no organismo de outros seres vivos como, por exemplo, o homem. Neste último caso pode provocar doenças perigosas como, por exemplo, a amebíase. Grande parte das doenças causadas por amebas são provocadas pela ingestão de água contaminada ou alimentos preparados sem as devidas condições de higiene.

 

O corpo da ameba não possui uma forma definida, sendo que o corpo é quase totalmente formado por uma substância gelatinosa (protoplasma). No interior do protoplasma podemos encontrar o núcleo.

 

Alimentação

 

A ameba alimenta-se por um sistema chamado de fagocitose. Ela utiliza os pseudópodes (falsos pés) para envolver o alimento. Esses pseudópodes se fecham e o alimento é digerido numa bolsa que fica no interior da ameba. 

 

Transformação em cistos

 

Um outro recurso interessante que as amebas utilizam é a transformação em cistos. Quando o meio em que ela vive é desfavorável (local seco ou sem alimentos), ela se transforma num cisto. Nesta forma pode viver muito tempo. Quando se encontra em meio líquido, novamente este cisto se rompe aparecendo a ameba novamente.

 

Curiosidade biológica:

 

-  É através dos pseudópodes que as amebas conseguem se locomover.

 

Imagem de uma ameba proteus ampliada em microscópio

Ameba Proteus (imagem ampliada em microscópio)

 

 

 

 

 


 

 


Última revisão: 23/03/2021



Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

Temas relacionados