Sustentabilidade

Definição, ações sustentáveis e ideias, importância e características da sustentabilidade

Sustentabilidade: desenvolvimento com respeito ambiental
Sustentabilidade: desenvolvimento com respeito ambiental


 

Introdução - definição


Damos o nome de sustentabilidade ao conjunto de preceitos que, se praticados, permitem que ações atuais possam ser repetidas em um futuro previsível. O termo previsível serve como um marcador da faixa de tempo para a qual podemos predizer os efeitos de fatores sobre o meio ambiente. Até porque existem fatores que são naturalmente desconhecidos e imprevisíveis.



As ações sustentáveis



O uso de recursos naturais pelos humanos afeta o planeta. Esse é um motivo sério para usarmos os recursos sob um padrão que tem a ver com sustentabilidade. Por exemplo, a locomoção sobre rodas e impulsionada pela queima de combustível. Ela traz vantagens. Se desejamos que os futuros residentes do planeta também usufruam desses benefícios, temos que agir. Não importa se atuamos como cidadão ou como representante público. O que fazer? Pessoas abrem mão de usar o carro próprio repetidas vezes e as prefeituras municipais implementam formas alternativas de movimentação, como as bicicletas de uso coletivo.


Características principais da sustentabilidade:



- A sustentabilidade popularizou a expressão “desenvolvimento sustentável”. Esse é amplamente usado, seja em aulas de educação ambiental, seja na agricultura ou no mundo empresarial.


- O objetivo principal no desenvolvimento sustentável é a melhoria da qualidade de vida de todos os habitantes do mundo. No entanto, essa melhoria não pode ser alcançada às custas da exploração dos recursos além da capacidade que o planeta tem de oferecê-los.



Ideias indispensáveis para se colocar em prática a sustentabilidade


- Crescimento e igualdade econômica: as atividades econômicas de um país, incluindo o comércio exterior, não podem ser executadas de modo a prejudicar ou impedir o desenvolvimento de outro país.


- Conservação dos recursos naturais: todos os países devem promover políticas públicas que visem reduzir, reutilizar e reciclar materiais, produtos e equipamentos.


- Desenvolvimento social: a comunidade mundial precisa assegurar a permanência da diversidade cultural, até porque muitos saberes das culturas primitivas favorecem a conservação dos recursos.



Você sabia?


- Junto com a noção de sustentabilidade chegaram perguntas incômodas e nada fáceis de responder. Por exemplo: se muitas pessoas que vivem em países em desenvolvimento têm o direito de conquistar padrões de consumo típico de pessoas de países desenvolvidos, o planeta conseguirá sustentar todos? Se conseguir, até quando e sob quais regras?


Casa com energia solar e recipientes para reciclagem

 

 

 

 

 

 

 

 

Sustentabilidade: desenvolvimento e crescimento econômico com ações de proteção ao meio ambiente e uso racional dos recursos naturais.

 

 

 

Artigo publicado em: 05/02/2020
_________________________________

Por Milene Moura Martins

Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG,  com mestrado pela UNESP e doutorado em Zoologia pela USP.