Candidíase

Candidíase é uma infecção genital provocada por um fungo.

Cândida albicans: principal microorganismo causador da candidíase
Cândida albicans: principal microorganismo causador da candidíase


 

O que é (definição)

 

Candidíase é uma doença causada por fungos que pode afetar tanto a pele quanto as membranas mucosas. Dependendo da região afetada ela poderá ser classificada como candidíase oral, intertrigo, vaginal, onicomicose ou paroníquia.

 

Causa da candidíase

 

Esta doença é causada pelos microorganismos Cândida albicans, Cândida tropicalis e outros tipos de Cândida. Quando apresentada na forma vaginal, ela afeta com maior freqüência as mulheres que vivem em regiões de clima quente e úmido.

 

Sintomas 

 

Na forma oral, que é a mais comum, ela apresenta como característica principal placas brancas removíveis (aftas), ou ainda, placas vermelhas e lisas na região do palato.

 

Na sua forma intertrigo, ela afeta mais comumente as regiões das dobras cutâneas, tais como axilas, virilha e nuca.

 

Complicações 

 

Quando espalhada pelo corpo ou sistêmica, principalmente em hospedeiros com comprometimento do sistema imunológico, ela é perfeitamente capaz de atingir qualquer órgão e, inclusive, gerar complicações que podem levar a óbito. Suas principais complicações são esofagite, endocardite, ou infecção sistêmica (mais freqüente em pacientes imunodeprimidos).

 

Transmissão 

 

Sua transmissão se dá pelo contato com a mucosa lesionada ou através do contato com secreção de pele de seus portadores.

 

 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.

 

 

SAIBA MAIS:

 

- Obtenha mais dados e informações sobre a candidíase no website Tua Saúde.

 

 

 


 

Última revisão: 17/03/2021

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.