Olfato
O olfato é um dos cinco sentidos do corpo dos seres humanos.
O que é Olfato - definição biológica
O olfato é um dos cinco sentidos pelo qual se percebe os odores. O nariz, equipado com nervos olfativos, é o principal órgão do olfato. Os nervos olfativos são também importantes para distinguir o sabor das substâncias que se encontram dentro da boca. Pode-se dizer que muitas das sensações gustativas tem sua origem no olfato.
As sensações olfativas são difíceis de descrever e de classificar. Entretanto, têm-se realizado classificações baseadas em elementos químicos associados aos odores das substâncias.
Os sete odores primários
Algumas pesquisas indicam a existência de sete odores primários (cânfora, almíscar, flores, menta, éter, azedo e podre). Estes odores primários correspondem a sete tipos de receptores existentes nas células da mucosa olfativa.
As pesquisas sobre o olfato apontam que as substâncias com odores similares apresentam moléculas do mesmo tipo. Estudos recentes mostram que a forma das moléculas que originam os odores determina a natureza do odor dessas moléculas e substâncias. Acredita-se que estas moléculas se combinam com células específicas do nariz ou com compostos químicos que estão dentro destas células.
A captação dos odores é o primeiro passo de um processo que continua com a transmissão do impulso através do nervo olfativo, até a percepção do odor pelo cérebro.
Olfato: um dos sentidos dos seres humanos. |
Última revisão: 27/02/2020
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
O cheiro das coisas - o sentido do olfato
Autor: Malnic, Bettina
Editora: Vieira & Lent
Paladar - gosto, olfato, tato e temperatura
Autor: Silvia Netto, Cincinato R.
Editora: Funpec