Esperma - Sêmen

Saiba mais sobre o esperma (sêmen) sua função e importância na reprodução humana.

Espermatozóides presentes no sêmen (imagem de microscópio)
Espermatozóides presentes no sêmen (imagem de microscópio)


 

O que é Esperma 

 

O esperma ou sêmen é um fluído orgânico produzido pelos machos de várias espécies animais, inclusive os seres humanos, que contém espermatozoides e outras secreções.

 

Este fluído transporta entre 60 e 300 milhões de espermatozoides (segundo a duração da abstinência prévia). Para fertilizar o óvulo é necessário que o esperma contenha mais de 20 milhões de espermas por ml.

 

A primeira parte da ejaculação é a secreção das glândulas de Cowper e Littré, pouco abundante e rica em mucoproteínas. A segunda parte contém a secreção prostática (13% a 33% do volume total). A terceira parte é a secreção do conducto deferente, epidídimo e tubos seminais, nos quais viajam a maior parte dos espermatozoides. A quarta e última parte é a secreção das vesículas seminais (46% a 80% do volume), riquíssima em nutrientes para os espermatozoides.

 

O sêmen pode ser infértil por conter espermatozoides em quantidade insuficiente para fertilização do óvulo, por possuir excessiva proporção de formas aberrantes ou por mobilidade abaixo do normal. As anomalias da função testicular podem ser decorrentes a alteração hormonal, enfermidades do próprio testículo, varicela, insuficiência crônica hepática ou renal, doenças neurológicas, ou, ainda, falhas no transporte de espermas que podem ocorrer devido a obstruções congênitas ou adquiridas.

 

Espermograma

 

O espermograma é um exame laboratorial que analisa a composição e as condições físicas do sêmen humano. 

 

 

 

 


 

 

Última revisão: 23/02/2020


Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

Temas relacionados