Boca
Você sabia que a boca é o orifício que dá início ao sistema digestório? Saiba mais no artigo abaixo.
O que é a Boca - definição
A boca é um orifício presente em grande parte dos animais. É através dela que estes animais ingerem alimento e produzem sons para se comunicar. Algumas espécies de protozoários como, por exemplo as amebas, ingerem o alimento envolvendo-o e levando-o para o interior da boca. Outros microrganismos possuem diversos orifícios bem delimitados nos quais colocam os alimentos com a ajuda de correntes provocadas por cílios.
Estrutura da boca
A estrutura da boca torna-se mais complexa a medida em que se desenvolve o sistema digestório do animal. Nos invertebrados, por exemplo, a digestão não é oral, pois a boca não é um órgão muito especializado, apresentando-se apenas como uma pequena abertura. Nos animais vertebrados, a boca se caracteriza pela presença de lábios, que margeiam a entrada, os dentes (o ser humano possui 32) e a língua (possui papilas gustativas para identificar os sabores).
Boca Humana
No caso dos seres humanos, a boca é formada por duas partes: a cavidade bucal (situada entre os lábios, bochechas e parte frontal dos dentes) e a cavidade oral (localizada entre a parte interior dos dentes e da faringe). As glândulas salivares parótidas formam parte da cavidade bucal e as demais glândulas salivares se localizam na cavidade oral. Estas glândulas produzem, na boca, a saliva. O palato da cavidade oral é de osso, rígido na região frontal e fibroso e mais suave na região posterior. O palato, também conhecido como “céu da boca” termina por trás, na região da faringe, em várias dobras soltas e membranosas.
Boca: início da digestão. |
Saliva
A saliva é uma mistura homogênea de secreções produzidas principalmente pelas glândulas salivares e pelas glândulas bucais menores, que desenham uma função dupla: participação no processo de digestão e facilitação da deglutição dos alimentos.
A saliva é um líquido claro, viscoso, alcalino (pH entre 6 e 7), que contém em sua composição: 95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais. Além disso, também apresenta dois tipos de secreção proteica: uma secreção serosa e rica em ptialina, que contribui para digestão do amido; outra secreção mucosa, que contém mucina, elemento lubrificante que facilita a mastigação e a passagem do bolo alimentar pelo esôfago através da deglutição.
A cada minuto se secreta uns 0,5 ml de saliva, exceto durante o sono, quando a secreção é escassa. A saliva desempenha um papel importante na manutenção dos tecidos bucais, uma vez que exerce um efeito de limpeza arrastando substâncias alimentares e microrganismos patogênicos que se não fossem removidos, contribuiriam com o surgimento de cáries dentais, infecções e deterioração dos tecidos. Além disso, ela também possui enzimas proteolíticas e anticorpos proteicos que destroem as bactérias bucais.
Ela também é de grande importância para a duglutição do alimentos, realizada na boca. Além disso, apresenta também a função de auxílio do início do processo digestório.
Saliva: facilitando a deglutição dos alimentos e auxiliando no início do processo de digestão. |
Última revisão: 21/10/2021
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Saúde Bucal no Brasil muito além do céu da boca
Autor: Frazão, Paulo
Editora: Fiocruz
Boca Saudável, Corpo Saudável
Autor: Zeines, Victor
Editora: Ground