Membrana Plasmática

Conheça neste texto as funções da membrana plasmática e sua composição química.

Membrana Plasmática envolvendo as organelas
Membrana Plasmática envolvendo as organelas


 

O que é e funções

 

De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.

 

Composição e outras características 

 

Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea.

 

Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. 

 

As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína.

 

No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.

 

Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).

 

 

Mosaico fluído da membrana plasmática

 

O mosaico fluido é formado por uma bicamada fosfolipídica onde as proteínas se distribuem. Os fosfolipídios que compõem a membrana apresentam duas regiões distintas: uma cabeça polar (hidrofílica) e uma “cauda” apolar (hidrofóbica).

 

As cabeças polares ficam voltadas para os meios aquosos (dentro e fora da célula) e as caudas polares para o interior da dupla camada.

 

Esse modelo de mosaico fluido foi proposto pelos pesquisadores Singer e Nicholson, no ano de 1972 e é aceito até os dias atuais.

 

Modelo do mosaico fluído da membrana plasmática
Modelo do mosaico fluído da membrana plasmática.

 



Componentes da membrana plasmática de uma célula:

 

Resposta:

 

Fosfolipídios: é tipo de lipídio formado por glicerol, ácido graxo e cadeias de fosfato. Está presente no tecido principal da membrana plasmática.

 

Colesterol: formado por anéis de carbono que estão ligados entre si. Está presente entre as caudas hidrofóbicas da membrana plasmática.

 

Proteínas integrais de membrana – presentes dentro da dupla camada de fosfolipídio. Elas podem ou não se estender a ambas as camadas.

 

Proteínas periféricas de membrana – estão presentes na superfície interna ou externa da dupla camada de fosfolipídio. Elas não estão incorporadas ao núcleo hidrofóbico da membrana. Estão ligadas de uma forma pouco intensa.

 

Carboidratos - anexados as proteínas (formando as glicoproteínas) e lipídios no lado extracelular da membrana (formando glicolipídios). As cadeias de carboidratos podem ser ramificadas ou simples.

 

Figura de membrana plasmática

Membrana plasmática: composta por vários componentes e funcionamento complexo.

 

 

 

Curiosidade:

- As substâncias hidrossolúveis que atravessam a membrana plasmática são: água (H2O), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), ureia, vitamina C, glicose, ácido salicílico, ácido láctico, proteínas pequenas (menores que o tamanho dos poros das proteínas transportadoras), aminoácidos e sais minerais.

 

 


 

Última revisão: 21/10/2021

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Metodista de São Paulo.