Vegetação Herbácea

Saiba o que é vegetação herbácea, principais características, exemplos e importância.

Vegetação Herbácea: ciclo de vida curto
Vegetação Herbácea: ciclo de vida curto


 

Definição botânica (o que é)


A expressão vegetação herbácea define o que popularmente se conhece como ervas. Ela não designa um grupo taxonômico definido por cientistas, pois reúne muitas espécies não necessariamente aparentadas entre si. Os caules dessas plantas são flexíveis, ou seja, não são lenhosos como os caules dos arbustos e das árvores.



Características principais:


A vegetação herbácea se caracteriza por apresentar:


- Altura igual ou menor que dois metros.


- Ciclo de vida curto (um ano ou poucos anos) comparado ao ciclo de décadas de arbustos e árvores.


- Propagação (expansão da área de ocorrência) por meio de rizomas (caules subterrâneos que emitem pequenos ramos com folhas jovens).



Qual a importância ecológica da vegetação herbácea?


A vegetação herbácea participa da regeneração de uma floresta. Vamos imaginar que uma pastagem tenha dado lugar a uma floresta. Todos os arbustos, árvores e cipós foram retirados da área. Uma única espécie de gramínea não nativa foi plantada. A gramínea cresce rápido, pois essa capacidade foi selecionada por agrônomos. Afinal, o objetivo da gramínea ali é somente servir de alimento para o gado. Anos depois, o pasto é abandonado.


O papel da vegetação herbácea nativa nesse pasto abandonado é um tanto ambíguo e dependente do grau de cobertura do solo. Se as plantas herbáceas que resistiram sob a forma de banco de sementes no solo investirem muito na própria biomassa, ocuparão a maior parte do espaço. Quando sementes de arbustos e árvores chegarem ali levadas pelo vento ou por aves, poucas delas vão conseguir se estabelecer. Então, a floresta pode se regenerar, mas bem devagar.


Mas, se a vegetação herbácea cobrir o terreno de forma moderada, as sementes de arbustos e árvores se beneficiarão com o sombreamento parcial que ela oferece. Portanto, muitas sementes germinarão e formarão plantas jovens. Isso muda as condições próximas ao solo e favorece a ocupação por mais plantas e pequenos animais.



Curiosidade:


- Enquanto algumas espécies da vegetação herbácea do mundo recebem o título de ervas daninhas por invadirem o espaço “sem autorização”, outras compõem nossa salada.

 

Oregano com flores

Oregano (Origanum vulgare): espécie de planta herbácea (erva).

 

 

 


 

 

Última revisão: 10/03/2020



Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.