Fígado
O fígado é uma glândula anexa ao tubo digestivo. Saiba mais sobre ele no artigo desta página.
O que é (definição)
O fígado é um órgão que atua como glândula exócrina (liberando secreções) e glândula endócrina (liberando substâncias no sangue e sistema linfático). Ele é a maior glândula do corpo humano.
Funções do fígado
O fígado desempenha muitas funções importantes dentro de nosso organismo, como: armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas (conversão de amônia em ureia), síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.
Além de todas as funções já citadas no parágrafo anterior, o fígado age também no armazenamento de vitaminas e minerais. Ele armazena algumas vitaminas como: A, B12, D, E e K, além de minerais como o ferro e o cobre.
O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc.
Principais doenças hepáticas
As principais doenças que acometem o fígado são as Hepatites, doenças causadas pelo alcoolismo como a cirrose, doenças hepáticas tóxicas, insuficiência hepática, fibroses, etc.
Formato do Fígado humano |
Última revisão: 10/03/20121
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Metodista de São Paulo.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Doenças do Fígado e do Sistema Biliar
Autor: Dooley, James
Editora: Guanabara
Fígado Gorduroso - uma abordagem pedagógica
Autor: Campos, Marcos Vinhal
Editora: Thesaurus
Fonte usada como referência:
- BURNIE, David. Dicionário Temático de Biologia. São Paulo: Editora Scipione, 1997.