Cartilagem do Corpo Humano
A cartilagem é um tecido conjuntivo flexível e resistente que cobre as extremidades dos ossos nas articulações, proporcionando amortecimento, suporte estrutural e facilitando o movimento sem fricção.
O que é e principais características
A cartilagem, também conhecida como tecido cartilaginoso, é uma espécie de tecido flexível, conectivo e elástico que os seres humanos possuem em várias partes do corpo. Ele é composto por uma matriz gelatinosa formada, principalmente, por proteínas e carboidratos.
A cartilagem humana possui cor cinza clara ou branca.
As cartilagens do corpo humano não são irrigadas por sangue, pois não possuem vasos sanguíneos. Desta forma, recebem oxigênio e nutrientes através do processo de difusão.
Funções das cartilagens
Devido a sua propriedade flexível, se adapta nas conexões ósseas do corpo, garantindo a redução de impactos externos e atritos entre os ossos. Também serve para dar forma e sustentação à algumas partes do corpo como, por exemplo, nas orelhas e no nariz.
Tipos de cartilagem
1 - Cartilagem Hialina
- São bem resistentes e fortes, pois são formadas por densas fibras colágenas. Estão presentes nas extremidades de ossos, nas articulações. Estão presentes também no nariz (fossas nasais), brônquios e na traqueia.
Cartilagem de hialina (imagem de microscópio). |
2 - Cartilagem Fibrosa
- Possui pouca quantidade de matriz gelatinosa em sua composição. É formada por fibras colágenas de alta densidade, portanto suporta altas pressões. Podemos encontrar este tipo de cartilagem na mandíbula e nos meniscos dos joelhos.
3 - Cartilagem Elástica
- Composta por grande quantidade de fibras de elastina. É muito flexível e leve. Está presente no nariz, laringe, tuba auditiva e epiglote. Possui pouca quantidade de colágeno.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
BIZZO, Nélio. Biologia Novas Bases. São Paulo: Editora Ibep, 2016.
FAVARETTO, José Arnaldo. Biologia – Unidade e Diversidade. São Paulo: Editora FTD, 2016.