Serpentes

O que são, características, serpentes venenosas do Brasil, exemplos, répteis, curiosidades, anatomia das serpentes, cobras

Cascavel: serpente venenosa e comum no Brasil
Cascavel: serpente venenosa e comum no Brasil


 

O que são

 

As serpentes são répteis pertencentes à ordem Squamata. São também conhecidas como cobras e apresentam como principal característica a ausência de pernas, que perderam durante o processo evolutivo.

 

Características principais das serpentes:

 

- Possuem a capacidade, em função de características anatômicas, de ingerir presas de grande porte (inteiras e sem necessidade de mastigá-las).

 

- Possuem corpo com formato cilíndrico e alongado.

 

- Não possuem membros aparentes (pernas).

 

- Conseguem abrir a boca, atingindo até 180 graus.

 

- Algumas espécies de serpentes são peçonhentas, ou seja, possuem a capacidade de produzir veneno, através de glândulas na boca. Estas serpentes venenosas injetam o veneno nas presas, usando dentes inoculadores (específicos para tal tarefa).

 

- Possuem o corpo coberto por escamas, que funcionam como proteção mecânica e também para evitar a desidratação do animal.

 

- A maior parte das serpentes é ovípara.

 

- Se alimentam, principalmente, de mamíferos, aves, peixes e até de outros répteis.

 

- Com relação ao habitat, são encontradas em quase todas as regiões do mundo, exceto em locais de clima muito frio.

 

Serpentes venenosas do Brasil

 

Existem no Brasil, aproximadamente, setenta espécies de serpentes venenosas (peçonhentas). Muitas delas são extremamente perigosas, pois o veneno pode até levar uma pessoa à morte.

 

Grupos de serpentes e exemplos:

 

- Crotalíneos: são as que mais provocam acidentes graves no Brasil. Neste grupo, podemos citar como exemplos as seguintes serpentes: boca-de-sapo, jararaca, urutu, surucucurana, jararaca-pintada, cascavel e cruzeira.

 

- Elapíneos: serpentes que vivem próximas a rios e florestas. São responsáveis por poucos acidentes no Brasil (cerca de 2%), porém apresentam veneno neurotóxico (atingem o sistema nervoso). Podemos citar como exemplos deste grupo de serpentes: cobra-coral e serpente do mar.

 

Curiosidades:

 

- A maior serpente do mundo é a píton, cujo comprimento pode atingir até 10 metros.  Porém, a maior serpente venenosa do mundo é a surucucu, que pode atingir até quatro metros e meio de comprimento. Tem como habitat as florestas da Amazônia e a Mata Atlântica.

 

- A serpente mais pesada do mundo é a anaconda verde, cujo peso pode atingir até 250 quilos.

 

- As serpentes de grande porte vivem nas regiões mais quentes do planeta (áreas de climas equatorial e tropical). Isso ocorre, pois é necessário mais calor para aquecer seus grandes corpos, além da abundância de presas.

 

* Saiba mais sobre serpentes no site do Instituto Butantan.